– O deputado federal Nelson Barbudo (PL), criticou o aumento da taxa de compras internacionais – também conhecida como “taxa das blusinhas”. Na avaliação do parlamentar, a ação se trata de mais um duro golpe no bolso do consumidor.
“Mais um golpe no bolso do consumidor! Olha a quantidade de impostos que o consumidor terá que pagar se quiser comprar uma blusinha”, afirmou Barbudo.
Os estados decidiram elevar o imposto cobrado nas compras de produtos via “marketplaces” estrangeiros como Shein, Shopee, AliExpress e outros. A alíquota do ICMS nessas operações – uma espécie de “taxa das blusinhas” estadual – vai passar de 17% para 20%.
Na avaliação de Barbudo, o culpado é o Governo Federal e suas ações. “Esse desgoverno só dificulta a vida do trabalhador e torna cada vez mais difícil o acesso às compras, desincentivando o comércio digital”, argumenta.
Além do imposto estadual, as compras em sites estrangeiros também pagam o Imposto de Importação, de competência federal. Este tem duas alíquotas, dependendo do valor total da compra (incluindo frete). Para valores de até US$ 50, a alíquota do tributo federal é de 20%. Para valores acima disso, o imposto é de 60%.
Fonte: odocumento