Vice-presidente da Região Centro-Oeste da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Nelson Barbudo (PL) aparece como o primeiro parlamentar mato-grossense na defesa do agronegócio. O levantamento foi encomendado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) para o Instituto Pensar Agro (IPA).
No levantamento, apurado no primeiro semestre deste ano, levou-se em conta a atuação dos deputados federais que mais colaboraram ao longo do ano com temas voltados ao agronegócio brasileiro. O documento com os dados foi divulgado no mês de junho.
A nível nacional, em primeiro lugar aparece o deputado por Goiás José Mário Schereiner (MDB), com 83%, o que configura um empate técnico com Barbudo, que vem a seguir com 82%.
Participando ativamente de pautas de interesse do agronegócio, Barbudo integra ainda a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e também é membro da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite.
Dentre as pautas defendidas por Barbudo está a caça esportiva como forma de controlar a população de porcos selvagens, que causa prejuízos bilionários aos produtores de milho. O deputado cobra ainda a aprovação urgente do projeto de lei 490/2007 que garante segurança jurídica ao homem do campo e assegura aos povos indígenas o direito de explorar de forma comercial as terras que ocupam.
Outra bandeira defendida por Nelson Barbudo diz respeito à regularização fundiária.
“O proprietário que não tem a escritura de sua terra não pode fazer nada, fica de pés e mãos atados”, afirma.
Com o site Painel Diário