Sophia @princesinhamt
Política

Assembleia do RS aprova lei contra invasão de terras: saiba as punições

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Invasores de terra no vão perder benefícios sociais estaduais e, se condenados, também ficarão impedidos de assumir cargos úblicos ou fazer contratos com o Estado.

A nova foi promulgada na terça-feira 9, pelo presidente da , deputado Adolfo Brito (PP-RS). A iniciativa foi do deputado Gustavo Victorino (Republicanos-RS).

Victorino, presidente da Frente Parlamentar Invasão Zero, afirmou que a lei traz segurança jurídica para proprietários de imóveis e representa uma contra quem apoia invasões. Ele ressaltou a necessidade de impedir que invasores se beneficiem do dinheiro público.

“Esta é uma resposta da Assembleia Legislativa a quem apoia invasões, o que é um crime, e, portanto, precisamos restringir essas ações em nosso Estado, impedindo que invasores de propriedades se beneficiem do dinheiro do trabalhador, que, através de seus impostos mantêm os programas sociais e a própria máquina pública”, disse o deputado estadual.

Com essa lei, o Rio Grande do Sul se torna o primeiro Estado a punir invasores de terras com o corte de benefícios. Inspirados por essa iniciativa, deputados de outros Estados apresentaram propostas semelhantes.

No Espírito , uma lei similar de autoria do deputado estadual Lucas Polese (PL-ES) foi aprovada pelos parlamentares.

Eram necessários 16 votos. Na sessão de análise, 14 deputados se posicionaram a favor da derrubada do veto. Em esfera federal, na Câmara dos Deputados, o projeto já foi aprovado e agora seguirá para análise no Senado.

Drone mostra casas destruídas, depois das enchentes no Rio Taquarí, em Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul - 20/5/2024 | Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Drone mostra casas destruídas, depois das enchentes no Rio Taquarí, em , no Rio Grande do Sul – 20/5/2024 | Foto: Amanda Perobelli/Reuters

A lei no RS retira dos invasores, por exemplo, o valor de R$ 2,5 mil do programa Volta por Cima, destinado a famílias afetadas por chuvas e enchentes, e o benefício do Devolve ICMS, que devolve impostos para famílias de baixa renda.

Victorino destacou que muitos ocupantes de cargos públicos estão envolvidos em invasões, e que a lei também visa a combater quadrilhas de invasores, que se multiplicam no Estado.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.