O compromisso foi firmado nesta semana, durante reunião do prefeito Roberto Dorner com o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo (União). A expectativa é que os novos leitos entrem em funcionamento nos próximos 30 dias.
“Essa sempre foi uma cobrança nossa, para resolver essa situação que se arrastava há anos. Fizemos todas as tratativas, buscamos soluções aqui junto ao governo, que agora nos garantiu que deve entrar em funcionamento em 30 dias”, reforçou o chefe do Executivo Municipal.
Dorner afirma que a abertura desses leitos irá desafogar a saúde do município e da região norte como um todo. “E nós, estamos trabalhando em conjunto para isso, para recebermos essa melhoria. Ainda temos o compromisso de construir o nosso Hospital Municipal, para desafogar ainda mais as unidades de saúde e o Hospital Regional”, completou.
A cobrança por leitos de UTI para o público infantil é antiga. Desde que assumiu, Dorner vem pedindo incansavelmente ao Governo do Estado a instalação de unidades neonatal e pediátricas para atender os usuários do Sistema Único de Saúde em Sinop.
A situação, contudo, se agravou neste mês devido as mortes de crianças registradas na rede pública de Saúde na cidade.
No dia 8 de março, Manuella Tecchio, de 3 anos, morreu após dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) apresentando sintomas gripais e tosse seca.
Já no dia 18, uma criança de 2 anos que havia dado entrada na UPA acabou vindo a óbito após esperar 1 hora por um leito em uma Unidade de terapia intensiva (UTI).
Fonte: leiagora