A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse que deve se filiar ao (PT) no início deste ano. Ela é cotada para ser candidata a vice na chapa encabeçada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que quer se reeleger.
“Por enquanto, apenas tenho o desejo de me filiar agora no início de 2024, ainda sem data”, disse ela em entrevista à CNN Brasil. “Esse desejo sempre existiu, mas com o ano atribulado de estruturação do ministério não tivemos a chance. Estamos realizando algumas conversas ainda.”
deve enfrentar um candidato de direita ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Para tentar se reeleger, ele aposta em uma aliança com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde a campanha presidencial de 2022.
Anielle Franco tem apoio de Janja para ser vice de Paes
Paes embarcou na campanha de Lula e intensificou as críticas ao então presidente Bolsonaro, que tentava se reeleger. Na ocasião, ele abriu espaço em seu secretariado para três petistas: a vereadora Tainá de Paula assumiu o Meio Ambiente; o ex-vice-prefeito na primeira gestão de Paes, Adilson Pires, a pasta Assistência Social; e Diego Zeidan, a de Economia Solidária.
O acordo para a disputa das eleições municipais ainda não foi fechado, segundo o jornal O Estado de S.Paulo. Petistas no Rio veem a aliança como natural e um “ato de fidelidade” a Lula.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Mas uma ala do PSD defende que Paes concorra à reeleição com uma chapa com um vice do próprio partido. Anielle não é a petista mais próxima de Paes, mas tem o apoio da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.
As duas trabalharam em conjunto para entregar nomes de juízas negras para a vaga do Supremo Tribunal Federal (STF) deixada por Rosa Weber. Lula ignorou a lista indicou , ministro da Justiça e Segurança Pública.
Fonte: revistaoeste