O deputado estadual André do Prado (PL) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) com 89 votos favoráveis e 5 contrários. A disputa ocorreu nesta quarta-feira, 15, depois da cerimônia de posse dos parlamentares eleitos no último pleito. Apesar da divergência de siglas, o PT orientou sua bancada a votar em Prado graças a um acordo com o PL.
Com o acordo feito entre os dois partidos, o PT assume a 1ª secretaria da Mesa Diretora. O cargo ficará com o deputado Teonilio Barba (PT), essa é a primeira vez em 28 anos que a cadeira não é ocupada por um parlamentar do PSDB. O Psol foi o único partido a votar de maneira totalmente contrária. O deputado Carlos Gianazzi (Psol) foi o escolhido.
Cerimônia de posse na Alesp
A cerimônia de posse teve início às 15h e durou cerca uma hora. Além dos novos parlamentares — cerca de um terço da casa —, o Plenário recebeu autoridades públicas, familiares e amigos dos .
A sessão solene foi aberta e presidida por Carlão Pignatari (PSDB), que esteve à frente da Alesp nos últimos dois anos. Pignatari foi eleito novamente deputado estadual. Em seu discurso, o ex-presidente da Casa agradeceu a parceria dos parlamentares nos últimos dois anos. “Conduzimos com a maior tranquilidade a Assembleia Legislativa de São Paulo. Então, quero agradecer a todos”, declarou.
Fonte: revistaoeste