O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), sugeriu e seus colegas parlamentares acataram a realização das sessões de setembro todas em um dia apenas, no início do mês. Sendo assim, os deputados ficam livres durante todo o restante do mês, já que, de fato, em setembro a campanha para as eleições deste ano será intensificada.
A proposta de Botelho prevê sessão normal no dia 17 de agosto, uma sessão exclusiva para votar vetos no dia 24 de agosto e uma sessão normal no dia 31 de agosto.
Na semana seguinte, Botelho sugeriu que a sessão que aconteceria na quarta-feira, 7 de setembro, fosse adiantada para o dia anterior, dia 6. Porém, o deputado Gilberto Cattani (PL) pediu para que fosse no dia 05, já que segundo o parlamentar bolsonarista, no dia que antecede o feriado de Independência do Brasil, muitos não estariam em Cuiabá.
Os deputados acataram e no dia 5 de setembro, segunda-feira, devem acontecer três ou quatro sessões. Sendo assim, o mês ficará livre para os parlamentares poderem viajar para as suas bases.
O retorno deve acontecer apenas no dia 5 de outubro, após o primeiro turno das eleições.