A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) instalou, na manhã desta terça-feira (9), a Comissão de Indústria, Comércio e Turismo. Na reunião, o deputado Diego Guimarães (Republicanos) foi eleito presidente e Beto Dois a Um (PSB) como vice-presidente.
Na oportunidade, Diego Guimarães disse que vai estabelecer um planejamento dos trabalhos da Comissão e que pretende acompanhar as obras na MT-251 (estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães), no trecho próximo ao Portão do Inferno.
“Esta comissão, além de analisar projetos de lei voltados ao comércio, indústria e turismo, vai cobrar celeridade na implantação do novo projeto para a MT-251. Especialmente para os empreendedores do setor do turismo que estão sofrendo todos os dissabores possíveis devido a uma queda gigantesca no movimento na cidade por conta das interdições parciais da rodovia”, comentou o parlamentar.
“Uma solução econômica precisa ser dada, seja pelo Desenvolve MT, pelo governo do Estado, um programa estadual de socorro econômico às empresas que estão ali sediadas. Vamos fazer, via comissão, a convocação dos responsáveis pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec) para que possam dar resposta o mais rápido possível à população”, enfatizou Diego.
O deputado Wilson Santos, que é suplente da comissão, destacou a importância de cobrar do governo do Estado uma solução técnica e rápida para a MT-251.
“Desde o dia 14 de dezembro de 2023, Chapada dos Guimarães vem sofrendo, o setor produtivo extremamente abatido, desemprego avançando, os preços de alimentos saltaram e a sugestão é de que essa comissão comece os seus trabalhos justamente pelo tópico turismo, colocando a cidade de Chapada na pauta inicial”, sugeriu Wilson.
“O governo apresentou o projeto, que consiste na retirada de parte do morro do Portão do Inferno, aquele maciço em arenito que ali se encontra. O projeto já foi apresentado ao Presidente Nacional do Ibama e o governador, com toda uma equipe, solicitou celeridade na apreciação do projeto. E se o Ibama entender que não é esse o projeto, que indique qual é a solução técnica, mas nós queremos é rapidez e solução para esse problema”, acrescentou Wilson Santos.
A comissão também terá como titulares os deputados Valmir Moretto (Republicanos), Juca do Guaraná (MDB) e Júlio Campos (União). Membros suplentes serão os deputados Wilson Santos (PSB), Dilmar Dal Bosco (União), Carlos Avallone (PSDB) e a deputada Janaina Riva (MDB).
Fonte: odocumento