O prefeito eleito em Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou a criação da Secretaria Municipal de segurança pública. Os assuntos relacionados à Pasta são tratados atualmente na Secretaria Municipal de Ordem Pública que continuará existindo na gestão de Abilio, porém, concentrando os serviços de fiscalização.
Cumprindo o prometido de trazer ao secretariado mais nomes femininos, o prefeito eleito afirmou que a Segurança Pública terá uma mulher à frente. Conforme noticiado pelo , Abilio confirmou mais três mulheres no alto escalão. Sendo uma professora na Secretaria de Educação, outra na Segurança e a delegada da Polícia Civil, Juliana Palhares, na Ordem Pública.
“Vou criar a secretaria de Segurança Pública, já estamos avaliando um nome de quem vai ser a pessoa que irá ocupar a pasta, vai ser uma mulher. Nós vamos separar a Secretaria de Segurança Pública da Ordem Pública, mesmo que os conceitos se confundam a gente entende que vai ficar na Ordem Pública a fiscalização e a questão de outras atividades complementares à questão da fiscalização. Na Segurança Pública, ficará a Vigilância Patrimonial, a Guarda Municipal e a parceria com a Polícia Militar”, explicou Abilio Brunini à imprensa nesta segunda-feira (11).
Brunini tem investido na construção da parceria com o governador Mauro Mendes (União Brasil) e o seu staff. Segundo ele, a nova Pasta trabalhará em conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), comandada pelo coronel César Roveri.
Uma das promessas de campanha de Abilio foi a estruturação da Guarda Municipal de Cuiabá. Ele mencionou a corporação como parte dos desafios da secretária que assumirá a Segurança Pública e reforçou que a Pasta não será responsável pelas ações de fiscalização, as operações com esse fim ficam sob a responsabilidade exclusiva da Ordem Pública.
“A gente está buscando essa parceria com a Secretaria de Segurança do Estado de ato Grosso porque é essencial para o bom funcionamento da secretaria”, encerrou o futuro prefeito.
Fonte: hnt