Sophia @princesinhamt
Política

A relação harmoniosa entre Lula e os militares: uma conciliação que surpreende e promove a estabilidade

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta se aproximar dos militares por meio de algumas medidas. Uma delas foi a assinatura do decreto que autoriza as Forças Armadas a atuarem em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo, por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO). O decreto foi assinado em 1º de novembro.

+ Leia mais notícias do Política em Oeste

Para isso, o presidente foi obrigado a desagradar à ala majoritária do PT, que tenta aprovar medidas no Congresso para extirpar atribuições dos militares.

O duplo discurso de Lula

Cinco dias antes de assinar o decreto, e com o objetivo de agradar aos parlamentares do PT, Lula afirmou que não haveria GLO. “Enquanto for presidente, não tem GLO”, disse. 

YouTube videoYouTube video

Contudo, no dia que assinou o decreto, Lula justificou a medida como necessária, diante da grave situação que acomete os dois Estados. 

“Bem, na verdade, essa medida estabelece a criação de uma operação integrada de combate ao crime organizado e, por isso, estou fazendo esse decreto de GLO”, afirmou Lula.

YouTube videoYouTube video

A GLO é uma ação que reúne as Forças Armadas a partir da ordem do presidente da República. A medida é aplicada em graves situações de perturbação da ordem. Os militares, nesse caso, são acionados quando há esgotamento das forças policiais. 

Reconstruindo relações

José Múcio MonteiroJosé Múcio Monteiro
O comandante do Exército, General Tomás Paiva, e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro | Foto: /

Lula mudou de ideia depois que houve uma entre os comandantes das Forças Armadas e o ministro da Defesa, . O objetivo desse acordo seria reconstruir a relação entre os militares e o presidente, que estava desgastada. 

Entretanto, Múcio sinalizou que alguns outros fatos ajudaram a melhorar a relação entre os Dois Poderes. Um deles, por exemplo, foi a operação da Força Aérea Brasileira (FAB), para resgatar os brasileiros na guerra entre Israel e os terroristas do Hamas. 

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.