O publicou um post polêmico, sobre os presos do 8 de janeiro e a Interpol, na quinta-feira 16.
Conforme publicação do partido no Twitter/X, “51 golpistas são procurados” pela organização. Até o momento, contudo, a polícia internacional recebeu apenas um pedido da Procuradoria-Geral da República para incluir manifestantes na lista vermelha de foragidos. A Interpol ainda não se manifestou sobre o ofício.
Adiante, o pt afirma que “os fugitivos são procurados pelas polícias do brasil e de outros 193 países signatários”. No entanto, inexistem mandados de prisão ou posicionamento oficial dessas polícias.
Há poucos dias, a Procuradoria-Geral da República solicitou à Interpol para incluir 51 envolvidos no 8 de janeiro na lista vermelha da polícia internacional.
Ontem, o pediu à Interpol para não incluir na lista vermelha os presos do 8 de janeiro que deixaram o Brasil em busca de asilo em outros países.
Conforme o Iipep, pôr essas pessoas na mira da Interpol é “desproporcional”, visto que os supostos foragidos foram condenados “por crime de opinião, sem indícios tipificados no código penal brasileiro, como ‘abolição violenta ao Estado Democrático de Direito e golpe de Estado’, que carecem de especificidade objetiva e abrem margens para inúmeras interpretações”.
Fonte: revistaoeste