– Prefeito eleito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), informou em entrevista à imprensa que vai acabar, a partir de janeiro de 2025, com a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) e com a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb).
Segundo Abílio Brunini, a Arsec não cumpre com suas funções de regulação, como a distribuição de água, transporte público e esgoto. “Ela não está fazendo um bom serviço na regulação do esgoto, não está fazendo um bom serviço na regulação do lixo e não está fazendo um bom serviço na regulação do transporte público. Nenhuma das três funções dela está funcionando”, destacou.
Para citar um exemplo, o prefeito eleito disse que a concessionária Águas Cuiabá não poderia estar cobrando 90% do tratamento de esgoto na conta dos moradores, uma vez que a concessionária não trata nem 20% de todo o esgoto da cidade.
“Isso é um grande defeito da Arsec, que é a agência reguladora, que deveria estar de cima nessa situação. Daí mais um motivo do meu interesse de interromper com a Arsec. O interesse, claro, de desmanchar a Arsec e tirar as funções dela, porque ela não está agindo conforme a sua competência. Não pode cobrar 90% do abastecimento de água, 90% como taxa de esgoto, se você não está tratando os esgotos”, declarou.
Além da Arsec, o prefeito eleito anunciou ainda o fim da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb). “Vamos separar essas empresas. A regulação do lixo estará na pasta competente da regulação do lixo. A regulação do transporte público e a regulação da água estará na pasta competente para trabalhar o assunto da água”.
Fonte: odocumento