Uma mulher registrou um momento bastante inusitado na piscina de casa, em uma propriedade rural na cidade de Juscimeira (160 Km de Cuiabá). Leonilda Gasparini filmou o momento em que um filhote de pato é flagrado “pegando uma carona” nas costas de um sapo, após se perder de sua mãe e cair na água.
VEJA NO FINAL DESTA MATÉRIA
No vídeo, é possível ver o pato navegando tranquilo sobre as costas do sapo, enquanto o amigo “gentilmente” nada até a borda da piscina. O vídeo chama a atenção pela cooperação do anfíbio com a ave, incomum de se ver no mundo animal.
Em entrevista a um portal de notícias, Leonilda, que é aposentada, contou que no local onde mora, por ser uma região de mata, é muito comum ver sapos e outros animais. Porém, destacou que essa é a primeira vez que vê uma cena como essa na propriedade rural e com animais de reinos distintos.
A mulher contou ainda que, após a cena inusitada, no fim da tarde, a mãe do patinho voltou à sede da propriedade para buscar o filhote e a história teve um final feliz.
MUTUALISMO
No mundo animal, a relação de cooperação entre animais de espécies diferentes é chamada de mutualismo e é mais comum ver essa interação entre aves e mamíferos, onde ambas as espécies se beneficiam.
Trazendo para a realidade mato-grossense, um exemplo clássico de mutualidade acontece entre os jacarés e os “pássaros-palito”. O réptil mantém a boca aberta para que o pássaro possa pegar as sobras de comida entre os seus dentes para se alimentar. Ou seja: O jacaré ganha uma limpeza dental grátis e o pássaro-palito consegue o seu “pão de cada dia”.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews