Sophia @princesinhamt
Notícias

Vídeo de Mato Grosso no Metaverso é “experiência fantástica”, dizem participantes da COP 27

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word1

O vídeo do Governo de Mato Grosso no , que está sendo exibido na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El Sheik, no Egito, tem sido classificado como uma “experiência fantástica” pelos expectadores.

O material, produzido pela equipe da Secretaria de Estado de (Secom), usa o ambiente do Metaverso, por meio da realidade aumentada, e oportuniza inserir quem está assistindo “dentro de Mato Grosso”, vivenciando as riquezas naturais e o trabalho de preservação, com um experiência imersiva em 360°.

O mexicano Sergio Escalante disse que se sentiu dentro de Mato Grosso enquanto assistia ao vídeo. “É maravilhoso! É possível ver tudo, como se você estivesse lá mesmo. Onde eu moro também tem jacarés, mas não é possível vê-los, nem por foto. E aqui eu os vi muito de perto. Então, é maravilhoso!”, elogiou

Da comitiva do Tocantins, o conferencista Thiago Siqueira parabenizou a iniciativa e destacou as sensações imersivas que o vídeo proporciona.

“A experiência foi fantástica. Eu que sou do Brasil, conheço Mato Grosso, a gente já fica bem entusiasmado, imagina quem não é do Brasil. Deu pra sentir muito bem navegando pelo rio, o movimento da onça-pintada. Realmente é uma experiência sensorial muito forte”, relatou.

2024 word1

MT no Metaverso 

O vídeo mostra que Mato Grosso é um universo verde no Brasil, com 903 mil km² e 3,5 milhões de habitantes, e que preserva 62% do território, tendo vegetação nativa nos três biomas: Cerrado, Pantanal e Amazônia.

O expectador tem um panorama em 360 das florestas amazônicas, com alta qualidade de resolução, e sons originais da floresta. 

O Cerrado também é mostrado com suas vegetações riquíssimas e belas cachoeiras. 

A maior área alagável do planeta, o Pantanal, é exibida a bordo de um barco, dentro do rio. No meio da natureza, aparece a onça-pintada, terceiro maior felino do planeta e um dos símbolos de Mato Grosso.

Também são exibidas do trabalho feito em Mato Grosso que une produção de alimentos em larga escala com preservação ambiental.

A captação das imagens do vídeo, o roteiro e a edição foram todos produzidos pela equipe da Secom, que ficou por 10 dias em viagens pelo Estado preparando o material para levar a COP. O objetivo do Governo era oferecer as pessoas que não conhecem o estado uma experiência em que fosse possível estar em Mato Grosso, mesmo há quilômetros de distância.

Fonte: GOV MT

2024 word1

Primeiro emprego e inserção do jovem no mercado de trabalho foram temas do terceiro episódio do podcast “Conecta Jovem”, que foi ao ar nesta quinta-feira (17.11). O entrevistado foi o supervisor da Unidade do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Mato Grosso, Lucas Nascimento, que ressaltou que o estágio é a porta de entrada para a vida profissional.

“Essa é a oportunidade que o estudante tem de colocar em prática o que está aprendendo na faculdade ou de definir o seu futuro, seja através do estágio ou do jovem aprendiz, programas distintos, mas com um mesmo objetivo: colocar o jovem como protagonista da sua própria carreira”, pontuou o gestor.

No podcast, Nascimento explicou o programa jovem aprendiz, no qual a prioridade é atender o público de baixa renda, a partir dos 14 anos de idade, e comentou sobre a parceria do Governo de Mato Grosso com o CIEE para a das oportunidades.

“Tirar o jovem de uma situação vulnerável e entregar um profissional qualificado é a melhor forma de devolvê-lo para a sociedade. Um programa bem desenvolvido substitui um banco de currículos para um banco de talentos da empresa”, observou.

“Desde o início da parceria quase 10 mil estudantes já foram inseridos dentro do Governo. Atualmente, temos cerca de 2.400 estagiários ativos a nível de ensino médio, graduação e pós-graduação em diversas secretarias”, completou.

O bate-papo ainda contou com um passo-a-passo de como se cadastrar no site do CIEE e se tornar um candidato às vagas disponíveis. 

Confira o episódio desta semana nas platafomas Spotify e Youtube.

Conecta Jovem

Apresentado por Léo Oliveira, o programa pretende fomentar a interação do público mais jovem com os assuntos relacionados ao Governo do Estado. A produção desta semana contou com a participação de servidora Katharina Yamashita e do estagiário Geraldo Neto, ambos da Secretaria de Estado de Comunicação.

Fonte: GOV MT

2024 word1

A Polícia Civil incinerou nesta quinta-feira (17.11), em Sinop, mais de 400 quilos de cocaína apreendidos na semana passada, pela Polícia Rodoviária , na BR-163, próximo a Colíder.

A droga foi encaminhada para a queima após instauração de inquérito pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop.

Os 380 tabletes do entorpecente foram apreendidos no dia 10 de novembro, após a PRF abordar um caminhão munck que transitava pela rodovia federal. O veículo tipo munck era escoltado por batedores que estavam em uma pickup Strada e uma camionete Hillux e trafegavam utilizando comunicação via satélite.

Devido ao local onde o entorpecente estava armazenado, o caminhão foi encaminhado para Sinop e, após a perícia, foi constatado que era cocaína, totalizando 413 quilos da substância.

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.