O vídeo do Governo de Mato Grosso no Metaverso, que está sendo exibido na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El Sheik, no Egito, tem sido classificado como uma “experiência fantástica” pelos expectadores.
O material, produzido pela equipe da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), usa o ambiente do Metaverso, por meio da realidade aumentada, e oportuniza inserir quem está assistindo “dentro de Mato Grosso”, vivenciando as riquezas naturais e o trabalho de preservação, com um experiência imersiva em 360°.
O mexicano Sergio Escalante disse que se sentiu dentro de Mato Grosso enquanto assistia ao vídeo. “É maravilhoso! É possível ver tudo, como se você estivesse lá mesmo. Onde eu moro também tem jacarés, mas não é possível vê-los, nem por foto. E aqui eu os vi muito de perto. Então, é maravilhoso!”, elogiou
Da comitiva do Tocantins, o conferencista Thiago Siqueira parabenizou a iniciativa e destacou as sensações imersivas que o vídeo proporciona.
“A experiência foi fantástica. Eu que sou do Brasil, conheço Mato Grosso, a gente já fica bem entusiasmado, imagina quem não é do Brasil. Deu pra sentir muito bem navegando pelo rio, o movimento da onça-pintada. Realmente é uma experiência sensorial muito forte”, relatou.
MT no Metaverso
O vídeo mostra que Mato Grosso é um universo verde no Brasil, com 903 mil km² e 3,5 milhões de habitantes, e que preserva 62% do território, tendo vegetação nativa nos três biomas: Cerrado, Pantanal e Amazônia.
O expectador tem um panorama em 360 das florestas amazônicas, com alta qualidade de resolução, e sons originais da floresta.
O Cerrado também é mostrado com suas vegetações riquíssimas e belas cachoeiras.
A maior área alagável do planeta, o Pantanal, é exibida a bordo de um barco, dentro do rio. No meio da natureza, aparece a onça-pintada, terceiro maior felino do planeta e um dos símbolos de Mato Grosso.
Também são exibidas imagens do trabalho feito em Mato Grosso que une produção de alimentos em larga escala com preservação ambiental.
A captação das imagens do vídeo, o roteiro e a edição foram todos produzidos pela equipe da Secom, que ficou por 10 dias em viagens pelo Estado preparando o material para levar a COP. O objetivo do Governo era oferecer as pessoas que não conhecem o estado uma experiência em que fosse possível estar em Mato Grosso, mesmo há quilômetros de distância.
Fonte: GOV MT
Primeiro emprego e inserção do jovem no mercado de trabalho foram temas do terceiro episódio do podcast “Conecta Jovem”, que foi ao ar nesta quinta-feira (17.11). O entrevistado foi o supervisor da Unidade do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Mato Grosso, Lucas Nascimento, que ressaltou que o estágio é a porta de entrada para a vida profissional.
“Essa é a oportunidade que o estudante tem de colocar em prática o que está aprendendo na faculdade ou de definir o seu futuro, seja através do estágio ou do jovem aprendiz, programas distintos, mas com um mesmo objetivo: colocar o jovem como protagonista da sua própria carreira”, pontuou o gestor.
No podcast, Nascimento explicou o programa jovem aprendiz, no qual a prioridade é atender o público de baixa renda, a partir dos 14 anos de idade, e comentou sobre a parceria do Governo de Mato Grosso com o CIEE para a oferta das oportunidades.
“Tirar o jovem de uma situação vulnerável e entregar um profissional qualificado é a melhor forma de devolvê-lo para a sociedade. Um programa bem desenvolvido substitui um banco de currículos para um banco de talentos da empresa”, observou.
“Desde o início da parceria quase 10 mil estudantes já foram inseridos dentro do Governo. Atualmente, temos cerca de 2.400 estagiários ativos a nível de ensino médio, graduação e pós-graduação em diversas secretarias”, completou.
O bate-papo ainda contou com um passo-a-passo de como se cadastrar no site do CIEE e se tornar um candidato às vagas disponíveis.
Confira o episódio desta semana nas platafomas Spotify e Youtube.
Conecta Jovem
Apresentado por Léo Oliveira, o programa pretende fomentar a interação do público mais jovem com os assuntos relacionados ao Governo do Estado. A produção desta semana contou com a participação de servidora Katharina Yamashita e do estagiário Geraldo Neto, ambos da Secretaria de Estado de Comunicação.
Fonte: GOV MT
A Polícia Civil incinerou nesta quinta-feira (17.11), em Sinop, mais de 400 quilos de cocaína apreendidos na semana passada, pela Polícia Rodoviária Federal, na BR-163, próximo a Colíder.
A droga foi encaminhada para a queima após instauração de inquérito pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop.
Os 380 tabletes do entorpecente foram apreendidos no dia 10 de novembro, após a PRF abordar um caminhão munck que transitava pela rodovia federal. O veículo tipo munck era escoltado por batedores que estavam em uma pickup Strada e uma camionete Hillux e trafegavam utilizando comunicação via satélite.
Devido ao local onde o entorpecente estava armazenado, o caminhão foi encaminhado para Sinop e, após a perícia, foi constatado que era cocaína, totalizando 413 quilos da substância.
Fonte: GOV MT
Fonte: odocumento