A meta de vacinação contra a dengue foi atingida nas comunidades indígenas de Brasilândia e Caarapó, em Mato Grosso do Sul, onde todas as crianças e adolescentes indígenas de 10 a 14 anos receberam a primeira dose do imunizante, segundo informações da Diasi (Divisão de Atenção à Saúde Indígena) do estado.
Nos demais municípios, segundo a Diasi, o percentual está entre 50% e 60%. É o caso de Dourados, onde há a maior população indígena elegível a receber as duas doses do imunizante.
Conforme o levantamento mais atualizado, até o momento, foram aplicadas 4.072 primeiras doses nos indígenas. Para ampliar esses números, uma nova ação de Dia “D” está agendada para o próximo sábado (27), na Aldeia Bororó.
Na semana passada, o Ministério da Saúde recomendou ampliar a faixa etária para evitar o vencimento dos lotes disponíveis. Mas segundo a Diasi, por enquanto, a faixa etária na população indígena de Mato Grosso do Sul segue de 10 a 14 anos em todas as cidades.
Para Dourados, o público é de 4 a 59 anos desde o começo da campanha, com a vacinação em massa, sendo que a primeira dose tem data limite até 30 de abril.
No total, 27 municípios de Mato Grosso do Sul têm comunidades indígenas aptas à vacinação. Segundo a Divisão de Atenção à Saúde Indígena, até o momento o total de doses aplicadas está em 7.056.
Fonte: primeirapagina