A vacinação contra a gripe terá início nesta segunda-feira (25), nos postos de saúde de Dourados, a 201 quilômetros de Campo Grande. O Núcleo de Imunização vai disponibilizar as vacinas em 35 unidades de saúde, incluindo a Unidade Básica de Saúde Prisional da PED (Penitenciária Estadual) do município.
O município recebeu do Ministério da Saúde 9, 7 mil doses para abrir a Campanha Nacional. Destas, 6,5 mil serão direcionadas, a partir desta segunda, para as salas de vacinação dos postos.
O imunizante foi desenvolvido pelo Instituto Butantan e é do tipo trivalente, ou seja, combina três cepas que protegem contra os principais tipos de vírus da doença que circulam no país. O público-alvo da campanha é grande e inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, crianças indígenas também menores de 6 meses até os 9 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, idosos com mais de 60 anos, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, e também das forças armadas.
Também podem se imunizar pessoas de qualquer idade com doenças crônicas não transmissíveis e com outras condições clínicas especiais de saúde, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte rodoviário urbano, trabalhadores portuários, funcionários de sistema de privação de liberdade e a população desse sistema, inclusive adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Vacinação contra a dengue
Paralelamente a essa campanha de imunização contra a gripe, continua a vacinação contra a dengue, disponível no município para o público de 4 a 59 anos.
As doses da dengue estão disponíveis nas salas de vacina das unidades de saúde e voltaram também a ser disponibilizadas nas ações extramuro, como aconteceu neste fim de semana no shopping.
Estas ações pontuais, fora das unidades, só valem para o público de 18 a 59 anos. Para os que estão na faixa etária de 4 a 17 anos, ou seja, crianças e adolescentes, o município de Dourados optou por manter a vacinação somente nos postos de saúde.
Até o momento, 40 mil douradenses foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a dengue.
Fonte: primeirapagina