Crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos serão o público-alvo da vacinação contra a dengue, a Qdenga. A informação foi divulgada pelo gerente estadual de imunização da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Frederico de Moraes.
Moraes explica que a OMS recomenda a faixa etária de 6 a 16 anos, mas o Ministério da Saúde, em conjunto com a Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde), definiu a faixa de 10 a 14 anos.
A distribuição das doses seguirá critérios epidemiológicos, considerando a incidência da doença nos últimos 10 anos, com foco nos últimos seis meses. Municípios de Mato Grosso do Sul com aproximadamente 100 mil habitantes terão prioridade no recebimento da Qdenga.
Segundo ele, as doses devem ser direcionadas para Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã, começarem a campanha, considerando o envio escalonado das doses ao longo do ano. A previsão é que a aplicação das doses tenha início em fevereiro.
Quanto à logística, Frederico destaca a eficiência do Mato Grosso do Sul na distribuição de vacinas contra a COVID-19, garantindo que assim que as doses cheguem na rede estadual, serão prontamente direcionadas aos municípios, seguindo as orientações para iniciar a campanha contra a dengue.
Fonte: primeirapagina