Diante da alta dos casos de covid-19 em Mato Grosso e, consequentemente, a procura por testes rápidos, a Prefeitura de Cuiabá anunciou nesta segunda-feira (12) que comprou 50 mil novos testes para serem disponibilizados nas UPAs e Policlínica do Pedra 90.
A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) recebeu na última sexta-feira (9), 50 mil testes contra covid. Em apenas 4 dias, a prefeitura disponibiliza ao todo 100 mil testes rápidos.
De 1º de janeiro até esta segunda-feira (12), Mato Grosso registrou 30 mortes por complicações da covid-19 e mais de 11.478 mil novos casos, conforme o Painel da SES.
Apesar da nova compra de testes, há quem não consiga o atendimento. É o caso do aposentado Raimundo Gomes de Morais que contou à reportagem nesta segunda-feira (12) a verdadeira peregrinação que fez pelas unidades de saúde de cuiabá.
Raimundo conta que na última quinta-feira ele foi na UPA da Morada do ouro com um pedido feito pela médica, porém o local informou que não tinha o material.
“Esse tipo de teste para covid, eles afirmam que não tem material na UPA, inclusive a medica me pediu pra ir fazer em outro local. Eu estava há 5 dias me sentindo mal, gripado, tomando medicação pra gripe comum e fui na UPA pedir o teste, mas não fazia lá, apenas o raio-x. Então fui orientado a ir em outro local”, relata.
Em seguida, o aposentado foi até à unidade de saúde do CPA I, que também não tinha teste. Logo depois, no posto do CPA 3 que igualmente não possuía o material para testagem.
“A gente [atendentes] de lá me disse que eu não iria encontrar esse teste em nenhum local na saúde de Cuiabá. Liguei na Ouvidoria e estavam os telefones todos desligados, mas consegui depois registrar uma reclamação. Fiz um teste particular de R$ 100 no bairro Jardim Cuiabá em um laboratório e espero com fé em Deus que seja negativo”, destacou.
Em contrapartida ao testemunho de Raimundo, a Prefeitura de Cuiabá alega que todos os pacientes que apresentam sintomas estão sendo testados e caso necessário, os novos testes serão administrados de acordo com as demandas médicas e dentro do fluxo normal de atendimento.
O órgão diz ainda que não há a necessidade dos pacientes em atendimento nas UPAs e Policlínica do Pedra 90, procurarem farmácias para adquirir por conta própria.
Fonte: primeirapagina