Ari Miranda
Única News
Um tremor de terra foi registrado na manhã da última quarta-feira (24) no município de Ribeirão Cascalheira, a 781 quilômetros de Cuiabá. A informação foi reportada em um relatório divulgado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) nesta semana.
Segundo o relatório, o sismo, de magnitude 3,2 graus na escala Richter, aconteceu as 07h04 de quarta-feira. No entanto, apesar do tremor de terra, não foram notificados casos de risco à vida ou edificações da cidade, situada na região leste do estado.
A escala Richter foi convencionada com graus que vão de 0 a 10, entanto, não existe um limite máximo. O sismo de maior magnitude já registrado no mundo pela escala Richter foi de 9.5, e aconteceu no Chile, em 1960.
De acordo com um relatório produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), um abalo sísmico entre 3 e 3,9 graus Richter pode ser considerado “leve” e sentido pela maioria das pessoas, destacando que, anualmente, aproximadamente 20 mil abalos sísmicos desta magnitude são sentidos em várias partes do planeta.
Nos últimos anos, diversos tremores de terra foram registrados em Mato Grosso pelo observatório da USP.
Em abril de 2022, um tremor de terra de 3,5 graus aconteceu na cidade de Porto dos Gaúchos (609 Km de Cuiabá). Poucos meses depois, em agosto daquele ano, outro abalo sísmico de 3,3 graus Richter aconteceu em Mato Grosso, desta vez no município de Araguaiana, a 573 quilômetros da capital.
(Foto: Reprodução/Wikipedia)
Maior tremor de terra do Brasil foi registrado em 1950 na região da Serra do Tombador, em Porto dos Gaúchos – MT.
MAIOR DO PAÍS
Mato Grosso, em especial a cidade de Porto dos Gaúchos, é conhecida por sismólogos de todo o país por ter registrado o maior tremor de terra da história brasileira. O fenômeno aconteceu na madrugada do dia 31 de janeiro de 1950, quando um abalo de magnitude 6.9 graus Richter .
O sismo aconteceu na região da Serra do Tombador, a 100 km do centro da cidade, porém não causou prejuízos à pequena população que vivia na região à época.
Caso fosse sentido no centro de Cuiabá atualmente, por exemplo, o tremor poderia tranquilamente derrubar casas, prédios e causar sérios danos.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews