Neste sábado (27), será realizado o ‘Dia D’ para detecção de antígenos da covid-19. A ação será em seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Cuiabá, das 7h30 às 16h30.
Testes de covid em Cuiabá
Além das Unidades Básicas de Saúde, os testes de covid-19 também serão realizados na Clínica da Família, no bairro CPA I, conforme a Secretaria de Saúde.
Não há limite de idade para realizar o teste e, segundo a responsável técnica pela Imunização, Renata Godoy, pessoas sintomáticas ou assintomáticas, que tiveram contato com pessoas diagnosticadas com o vírus, podem realizar o exame.
Veja abaixo a lista completa dos locais onde o teste será feito:
- UBS Alvorada;
- UBS Lixeira;
- UBS Nico Baracat;
- UBS Industriário I e II;
- UBS Santa Terezinha;
- UBS Clínica da Família.
Além dos testes, também serão disponibilizadas vacinas para imunização contra o vírus, exceto na UBS Jardim Industriário I e II, como explica a Secretaria.
Covid em Cuiabá
Até a última terça-feira (23), os casos positivos de covid-19 aumentaram 70,73%, segundo dados da SES-MT (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso), em relação a dezembro do ano passado no Estado.
Em dezembro de 2023, em todo estado, foram registrados 1.158 casos de covid, sendo que 3 pessoas morreram devido às complicações da doença. Nos hospitais estaduais, 8 pessoas estavam internadas.
Os números subiram em janeiro e 1.977 pessoas tiveram diagnóstico positivo para covid. Destes, 4 morreram e 38 estão internados.
As regiões onde foram mais registrados os casos são no Tele Pires (24,76%), Baixada Cuiabana (12,69%), Vale do Peixoto (11,15%) e o Oeste Mato-Grossense (10,28%). Em todo ano passado, Mato Grosso registrou 18.206 casos positivos e 104 mortes.
Subvariante é identificada em MT
Uma nova subvariante da covid-19 foi identificada pela primeira vez em Mato Grosso, a JN 2.5 – que é uma variação da Ômicron.
O primeiro registro no estado foi analisado pelo Lacen-MT (Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde) e as informações divulgadas no sábado (20).
Conforme o relatório da pesquisa, quatro mulheres tiveram o exame positivo para a nova cepa e foram hospitalizadas.
Dessas, três pacientes já receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar sob acompanhamento da Vigilância Municipal.
Fonte: primeirapagina