Sophia @princesinhamt
Notícias

Técnico da Empaer é eleito presidente de Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável: impulsionando avanços na agricultura

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O extensionista rural da Empaer Leonardo Diogo Ehle Dias, assumiu nesta quinta-feira (05.10), a presidência do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Tangará da Serra. Junto com ele, o presidente da Associação da Feira Municipal, Valdeci Ferraz Aquino, no cargo de vice-presidente e como secretário, Rogério Rio, secretário municipal de Agricultura.

A nova diretoria foi eleita na reunião ordinária que aconteceu na Prefeitura Municipal de Tangará da Serra e contou com a participação de representantes da Empaer, do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Secretaria Municipal de Meio Ambiental (Semmea), cooperativa de crédito Sicredi, Associação dos Feirantes e representantes das associações de produtores rurais das comunidades, PA Vale do Sol I e PA Antônio Conselheiro Agrovila 25.

Para Leonardo, a participação da Empaer no Conselho representa a possibilidade de continuar buscando melhorias para a agricultura familiar. “Nosso trabalho será possibilitar que as famílias gerem renda e permaneçam no campo, assim como seus filhos promovendo a sucessão na agricultura familiar”.

Sobre o CMDRS

Na pratica, o conselho é um órgão deliberativo e de assessoramento junto a gestão municipal com inúmeras finalidades, entre elas de participar de definição das políticas para o desenvolvimento rural, o abastecimento alimentar e a defesa do meio ambiente. Promover ainda a junção de esforços, integra as ações e a utilização racional dos recursos públicos e privados em busca de objetivos comuns.

Incentiva a política de melhoramentos com relação a qualidade de vida dos produtores e moradores da zona rural.
Tem participação na elaboração, acompanha a execução e avalia os resultados dos planos, programas e projetos destinados ao setor rural, em especial do plano de Desenvolvimento Rural.

Estimular atividades complementares às estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento Rural no sentido de desenvolver a atividade rural do município. Promove também a realização de estudos, pesquisas, levantamentos e organização de dados e informações que servirão de subsídio para o conhecimento da realidade do meio rural.

Assegura a utilização dos recursos aprovados pelo Conselho Municipal sejam aplicados naqueles setores considerados como prioritários pelo Plano de Desenvolvimento Rural. Além de zelar pelo cumprimento das Leis municipais e das questões relativas ao meio ambiente, sugerindo, inclusive, mudanças visando ao seu aperfeiçoamento, entre outras funções.

Fonte: @empaer_mt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.