Após vistoria no Hospital São Benedito, em Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (8), o presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Sérgio Ricardo, disse que deve tentar flexibilizar o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) da Saúde de Cuiabá.
Em entrevista à TV Centro América, o conselheiro afirmou que uma das flexibilizações será na regulação que hoje é feita apenas pelo Estado e deve também ser feita pela município. Segundo ele, nesta semana 9 pessoas teriam morrido por causa da demora na regulação. Veja o vídeo.
O presidente relatou durante entrevista coletiva que com a vistoria, já é possível apontar que “a regulação hoje é feita só pelo Estado. Ela não está sendo perfeita, não está sendo de resultados na ponta, para quem precisa da saúde”, disse. “Nós entendemos que a regulação tem que voltar a ser também do município”.
“Nós tivemos nesta semana 9 óbitos aqui, que eu entendo que poderiam não ter ocorridos, se a regulação tivesse sido bem feita”, relatou o presidente (veja no vídeo).
A reportagem procurou a SES-MT (Secretaria de Estado de Saúde) que informou que está levantando as informações sobre o caso. A SMS (Secretaria de Municipal de Saúde) disse que não vai se manifestar sobre as mortes dos pacientes.
O procedimento de regulação significa direcionar os pacientes atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a partir da identificação de sua necessidade, para a correta assistência hospitalar. Com o atual TAC, homologado pela Justiça, após a intervenção estadual, a regulação, é feita somente pelo Estado.
Fonte: primeirapagina