Sophia @princesinhamt
Notícias

Tangará da Serra e Cáceres terão novas sedes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente

Secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, se reúne com autoridades em Cáceres
Grupo do Whatsapp Cuiabá
As Diretorias Regionais Desconcentradas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) de Cáceres e terão prédios novos, construídos exclusivamente para atender às necessidades do atendimento ao cidadão. Juntas, as duas regionais atendem 38 municípios de Mato Grosso. 

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, apresentou os projetos aos servidores e autoridades locais dos dois municípios nesta quinta-feira (30.03). Pela manhã, esteve na prefeitura de Cáceres e vistoriou o terreno doado pelo Município.

“Valorizar as regionais é uma das do governador Mauro Mendes, que está tendo o cuidado de fazer um projeto moderno, funcional, com sala de situação para reuniões e monitoramento ambiental, recepção confortável, recintos para animais resgatados, e um local para a convivência dos servidores. As Diretorias Regionais são importantíssimas para que os serviços ofertados pela Sema cheguem ao cidadão”, destaca a secretária. 

Além das novas estruturas serem mais amplas e projetadas para a funcionalidade do ambiente de trabalho, a Sema deixará de pagar aluguel, gerando economia aos cofres públicos. 

O vice-prefeito de Cáceres, Odenilson José da Silvia, destacou a importância da presença da Sema no município e da descentralização, que permite à gestão realizar a fiscalização e licenciamento ambiental local das atividades consideradas de pequeno e médio impacto. 

O diretor da Regional da Sema em Cáceres, Luiz Garcia, reafirma a importância da iniciativa, e que onde há licenciamento ambiental eficiente, há . “A doação do terreno vai contribuir com o desenvolvimento de Cáceres. Nós sabemos o quando o setor produtivo precisa da funcionalidade da Sema. No passado um processo levava anos. Hoje, temos a Licença por e Compromisso que demora apenas dois dias para ser analisada pela Sema”, conta. 

As duas obras tem os investimentos garantidos pelo Fundo da Amazônia e recursos próprios do tesouro estadual. 

Tangará da Serra 

No período vespertino, os servidores da Sema de Tangará da Serra conheceram e aprovaram o projeto modelo. Para o diretor da Regional, este é um anseio antigo dos servidores que está virando realidade. 

“Com a evolução que a Secretaria está tendo nos últimos anos, em capacitação, tecnologia tanto para o licenciamento e fiscalização, chegou a hora de termos a nossa sede própria. A visita da secretária, pessoalmente repassando as informações e ouvindo todos os servidores, para nós é muito satisfatório e nos anima ainda mais a continuar desenvolvendo o nosso trabalho”. 

Servidora da Sema há 16 anos, Clautenes Ferreira avalia que este projeto mostra que não é preciso estar em uma estrutura ruim para aplicar os recursos públicos corretamente. “Vivenciar a construção da nova sede, adequada a nossa realidade, que contempla o bem estar do servidor e o cidadão é um privilégio. Esse é um recurso bem aplicado, mostrando que o Estado está preocupado em atender bem, de forma rápida”. 

2024 word3

Estiveram presentes na agenda a superintendente da Desconcentração e Descentralização da Sema, Helen Farias Ferreira, e a coordenadora Desconcentração e Descentralização, Nilma Faria.

Fonte: mt.gov.br

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.