Sophia @princesinhamt
Notícias

TAM terá que indenizar casal de Cuiabá por espera de mais de 26 horas após cancelamento de voo para Bahia

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

2025 word2

Conteúdo/ODOC – A juíza de Direito Edna Ederli Coutinho, do Juizado Especial Cível e Criminal de Tangará da Serra, no Estado de Mato Grosso, condenou a empresa TAM Linhas Aéreas S.A a indenizar um casal de passageiros em R$ 10 mil a título de danos morais, por ficarem esperando mais de 26 horas após o voo ter sido cancelado para “manutenção não programada”.

A decisão consta no Diário de Justiça Eletrônico, publicada nesta sexta-feira (26). Na ação, o casal conta que estava com viagem programada, com passagens aéreas de ida e volta de Cuiabá/MT a Porto Seguro/BA pela empresa. No entanto, no momento do embarque, foram informados de que o voo havia sido cancelado, resultando em um atraso de 26 horas.

A empresa, por sua vez, afirmou que o cancelamento do voo ocorreu por motivo de manutenção não programada na aeronave e que informou os passageiros sobre o ocorrido.

Após análise dos documentos e argumentos apresentados, a juíza concluiu que o atraso do voo contratado pelos autores estava comprovado nos autos. Além disso, destacou que a empresa aérea não apresentou provas de que prestou o serviço de forma adequada, limitando-se a atribuir a responsabilidade pelo atraso às autoridades responsáveis pelo tráfego aéreo.

Diante disso, a juíza entendeu que a empresa demandada não conseguiu se eximir de sua responsabilidade, pois ao vender passagens aéreas, se sujeita às normas do tráfego aéreo e também se responsabiliza pelos riscos dessa operação perante seus clientes. Portanto, determinou que a empresa indenize os passageiros pelos danos morais causados, fixando o valor de R$ 10.000,00 para cada autor.

A sentença ressaltou que o valor da indenização foi fixado levando em consideração as circunstâncias do caso concreto, o grau de culpa da empresa aérea e a realidade financeira das partes envolvidas.

A decisão proferida pela juíza Edna Ederli Coutinho é passível de recurso, mas, caso não haja interposição de recurso, tornar-se-á definitiva.

 

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.