No período de chuvas, o mosquito aedes aegypti tem dado trabalho em Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá.
O aumento do número de casos no município levou a prefeitura a decretar situação de emergência, nessa segunda-feira (6), com o objetivo de garantir medidas urgentes para controle e atendimento dos moradores.
Assinado pelo novo prefeito Thiago Gonçalo Lunguinho de Almeida (União Brasil), o documento autoriza medidas administrativas necessárias para conter o surto, como a aquisição de insumos, limpeza de terrenos e a contratação de serviços emergenciais.
Com essa autorização, a prefeitura poderá realizar a limpeza e eliminar potenciais criadouros de mosquitos.
A Vigilância Sanitária Municipal poderá notificar os proprietários de terrenos baldios para que efetuem a limpeza; em caso de descumprimento, a própria prefeitura poderá intervir e realizar o serviço.
Ver essa foto no Instagram
Conforme dados do Ministério da Saúde, Mato Grosso contabilizou, no ano de 2024, 41,5 mil casos e 24 óbitos decorrentes de dengue, chikungunya e zika.
O órgão esclarece que a elevação do número de casos dessas arboviroses no período do verão se deve às altas temperaturas e as chuvas que propiciam o acúmulo de água e, por conseguinte, a proliferação do mosquito vetor.
Alerta aos cidadãos
Vale lembrar que cerca de 74% das larvas do mosquito são encontradas próximas às residências e no entorno das casas, principalmente em períodos chuvosos. No período de vida, o mosquito pode picar até 300 pessoas, ampliando os casos da doença.
O calor seguido de chuva é o cenário ideal para proliferação, já que o inseto precisa de água para pôr seus ovos e se multiplicar. Por isso, tudo o que pode acumular água tem que ser eliminado lixo, garrafas, pneus, tudo!
Assim, o cuidado de cada cidadão é de extrema importância para diminuir os casos, fazendo a limpeza das calhas do imóvel, dos terrenos, evitar o descarte irregular de lixo e recipientes que juntem água com potencial de se tornar criadouros do mosquito.
Fonte: primeirapagina