Sophia @princesinhamt
Notícias

Superlotação no Hospital Júlio Müller coloca em risco atendimento neonatal em Cuiabá

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O HUJM (Hospital Universitário Júlio Müller), gerido pela UFMT, em Cuiabá, referência em gestação de alto risco em Mato Grosso, está sobrecarregado. Nessa quinta-feira (28), a unidade hospitalar comunicou que opera acima da capacidade em atendimentos de obstetrícia de alto risco, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal e cuidado intermediário.

Em denúncia recebida pelo Primeira Página, uma pessoa relata que, por falta de UTI Neonatal, os bebês estão permanecendo dentro da sala cirúrgica sem assistência especializada.

O relato expõe ainda que os bebês estão em mãos de técnicos de enfermagem que são especialistas em centro cirúrgico, e que não há nenhum médico da unidade presente. Alega também que o hospital está ciente da situação e força os profissionais de enfermagem assumir a situação.

Ao todo, são 10 leitos de UTI para recém-nascidos e 5 para crianças, sendo que todos estão ocupados. Além disso, no momento o hospital tem um recém-nascido no centro cirúrgico após um parto que ocorreu ainda na noite de quinta, conforme divulgado pela unidade.

De acordo com nota divulgada pela instituição, a alta demanda por esses serviços tem sobrecarregado a estrutura do local, que aguarda a transferência dos pacientes excedentes pela Central de Regulação para outras unidades de saúde.

Bebê recebe atendimento adequado

A nota do HUJM ressalta que, apesar da sobrecarga, o bebê está recebendo o atendimento necessário, com equipe e equipamentos adequados, enquanto aguarda transferência pela Central de Regulação para uma UTI Neonatal.

O Primeira Página entrou em contato com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), responsáveis pela Central de Regulação, que enviará uma nota.

Veja a nota na íntegra:

“O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT), integrante da Rede Ebserh, informa que atualmente está com o número de internações de Obstetrícia em Gestação de Alto Risco, de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e de Cuidado Intermediário acima da capacidade operacional e em aguardo das transferências dos pacientes excedentes pela Central de Regulação.

Em relação ao caso especificado, o bebê em questão está tendo todo o atendimento com equipe e equipamentos necessários, enquanto aguarda a transferência pela Central de Regulação para um leito de UTI Neonatal. O HUJM toma todas as providências necessárias e reafirma seu compromisso em garantir o atendimento de qualidade e segurança aos pacientes. Atenciosamente, Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/EBSERH)”.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.