Sophia @princesinhamt
Notícias

Erro

Grupo do Whatsapp Cuiabá

A formação de 14 condutores de turismo sob a orientação da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural),  irá viabilizar a visita na Caverna do Jabuti, localizada no município de Curvelândia (a 311 km de Cuiabá). A iniciativa faz parte do termo de cooperação entre Empaer e o Consórcio Complexo do Pantanal e fomenta o turístico regional.

Exemplo do casal, Nelma dos Santos Moura e Ademir dos Santos Moura, ambos com 41 anos. Eles moram no sitio Luz Verde, na Gleba Tupã – cerca de oito quilômetros do monumento natural e são  produtores de pitaya e abacaxi.

Para Nelma, a oportunidade de ser uma condutora de turismo é mais uma forma para agregar conhecimento e ter uma renda extra. “Estamos ampliando os horizontes e enxergando novos mercados. O curso foi maravilhoso e tudo que aprendemos vamos colocar em prática. A ideia e continuar buscando conhecimento para quem sabe tornar a propriedade um atrativo turístico mostrando nossa produção e seus derivados com a Caverna do Jabuti como referência. Tudo é possível”, destaca Nelma.

A qualificação vem de encontro com a necessidade de formação de condutores de turismo com base na legislação municipal que criou o voucher e a visitação na Caverna do Jabuti, pela Lei nº 585/22 e Decreto nº 123/21 – e formaliza a necessidade da presença de um condutor durante visitas aos atrativos municipais e à caverna.

2025 word1

A capacitação foi ministrada pelo técnico da Empaer, turismólogo Robson Junior Hartmann, que destacou a carga horária de 54 horas e um conteúdo programático sobre turismo, primeiros socorros, o papel do condutor de turismo, as relações interpessoais, liderança organizacional, espeleoturismo, responsabilidade ambiental, aulas práticas na caverna, entre outros assuntos.

Robson ressalta que a formação da primeira turma de condutores,  oficializou a abertura para visitação ao principal atrativo local e regional, a Caverna do Jabuti. “Curvelândia entrega o primeiro atrativo formatado da região que irá impulsionar a cadeia turística do Vale do Cabaçal”.

Durante a formação, que aconteceu na semana passada, na Câmara Municipal, os condutores receberam além dos certificados, os coletes e crachás para auxiliar na identificação.

Interessados em conhecer a Caverna do Jabuti, a compra do bilhete é realizada via agência autorizada no endereço eletrônico  www.turismoaqui.com.br ou pelo whats: 065 9 9989 0211.

2025 word1

Sobre a Caverna do Jabuti

É o primeiro monumento natural de Mato Grosso e tombado pela sua importância cultural. A caverna apresenta amplos salões de fácil acesso no plano horizontal e por possuir depósitos de origem química de uma extraordinária beleza cênica, conhecida como espeleotemas, sendo as estalactites, estalagmites, cortinas, represas de travertinos, flores de aragonita e outros. O local tem um grande potencial para o turismo de contemplação.

A proteção deste patrimônio espeleológico é com base no Decreto nº 25 de 19 de julho de 2007, possui uma área total de 250 hectares. Como patrimônio Histórico e Artístico Estadual, considerado como um monumento paisagístico é desde 31 de março de 2014.

Fonte: @empaer_mt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.