O site da agência Mynd8 está fora do ar desde a tarde desta terça-feira, 2, mesma data em que viralizou o documentário Choquei — Lacrando Vidas, do empresário Daniel Penin. Desde seu lançamento, na segunda-feira 1º, o curta-metragem alcançou mais de 700 mil visualizações no YouTube.
Recentemente, a Mynd8 promoveu mudanças em seu site. As alterações ocorreram depois do suicídio de Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, que sucumbiu à campanha da difamação de perfis de fofoca, incluindo o Garotx do Blog e o Choquei. , enquanto o segundo rompeu o contrato em 2021.
A mudança mais notável é a remoção dos perfis de fofoca de seu quadro de associados. Antes da morte de Jéssica, por exemplo, havia uma sessão específica para aquelas páginas.
Até o momento, a Mynd8 não se pronunciou sobre a queda do site. Oeste atualizará a reportagem assim que houver um comunicado oficial da agência de entretenimento.
Saiba qual é o enredo do documentário Choquei — Lacrando Vidas, que trata da história da Mynd8 e dos perfis de fofoca
A série de reportagens de Oeste sobre a Mynd8 embasou um documentário que desnuda o modus operandi da agência especializada em entretenimento.
Com menos de 24 horas no ar, . Nele, Penin expõe os detalhes da agência, que tem mais de 400 influenciadores sob contrato.
O fio condutor do curta-metragem é o suicídio da estudante Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos,.
Ao longo de 40 minutos, Penin mostra como as páginas de fofoca agiram em conluio para constranger a jovem mineira. . Conhecido por compartilhar informações de subcelebridades da internet, esse perfil divulgou imagens de supostos diálogos amorosos entre Jéssica e o humorista Whindersson Nunes. Os dois negaram ter relação.
Embora soubessem a verdade, 30 perfis de fofoca optaram por reproduzir as publicações do Garotx do Blog. . Raphael Souza, dono do Choquei, ainda debochou da jovem. “Avisa para ela que a redação do Enem já passou”, disse, referindo-se ao texto em que Jéssica pede aos perfis que parem de difamá-la. “Pelo amor de Deus!”
A onda de difamação continuou até 22 de dezembro, quando Jéssica tirou a própria vida. Apesar da tragédia, as publicações seguiram nas redes sociais. . “Queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício de direito à informação”, alegou este último.
A partir desse caso, Penin mostra como funciona a engrenagem dos perfis de fofoca e como seu principal operador, a Mynd8, consegue mobilizar centenas de milhões de seguidores para fins comerciais.
O empresário amparou-se em pelo menos duas reportagens exclusivas de Oeste para a produção do curta-metragem: 1) ; e 2) .
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Fonte: revistaoeste