A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) promoveu nos dias 27 e 28 de outubro uma programação voltada para a saúde e bem-estar dos servidores da Pasta. No dia 27, os servidores participaram de dinâmica com educador físico, assistiram a palestra sobre Imagem Pessoal no Trabalho com a consultora de imagem e estilo Lívia Costa, e de sorteios de brindes e de palestra sobre Educação Financeira, com o economista Vivaldo Lopes.
Nesta sexta-feira (28), a programação começou com uma confraternização no café da manhã e, após, os servidores assistiram à exposição de produtos da Campa Outubro Rosa e a palestra sobre Uma Onda Rosa de Amor e Solidariedade, promovida pela equipe do MT mama.
A Secretária Rosamaria Carvalho parabenizou e enalteceu a todos os servidores públicos pela importância no desenvolvimento do Estado, e conclamou-os para uma reflexão sobre a importância da data.
“Porque é preciso parar para pensar o que significa ser servidor público. Na Setasc, os servidores servem a população de forma técnica, mas também de forma amorosa e humanizada, pois lidamos com as mais diversas mazelas sociais, então, às vezes, são pessoas que precisam muito mais de um colhimento e não apenas de um benefício social”, enfatizou a secretária.
Servidor é o elo entre governantes e a sociedade
O economista e assessor técnico do gabinete da Administração Sistêmica da Setasc, Dionizio Adilson Campos, afirma que sente orgulho de ser servidor público estadual.
“Somos prestadores de serviços e atendemos os anseios da população, pois nem sempre o cidadão tem acesso ao governante, mas tem sempre o acesso aos servidores que atuam no atendimento direto à sociedade”, pontua o servidor de 70 anos de idade e 15 anos de serviço público.
Para Joel de Souza Passos, motorista da Pasta com 34 anos de carreira no serviço público, o papel de servidor público é importante para a sociedade em geral.
“Eu estou até hoje, até aposentar, e estarei fazendo a minha função com responsabilidade e assiduidade. Sou grato a Deus pela oportunidade de estar no serviço público, de adquirir estabilidade financeira; agora estou chegando ao fim da jornada e com a certeza do dever cumprido, pois falta pouco tempo para aposentar e descansar”, comemora Joel Passos.
Fonte: GOV MT
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Chapada dos Guimarães, procura pelos autores de duas tentativas de feminicídio ocorridas no último fim de semana, no município. Os autores, já identificados, devem se apresentar na unidade policial.
O delegado Ricardo Franco instaurou inquéritos para apurar os crimes cometidos contra duas mulheres, uma de 54 anos e outra de 45 anos, ambas feridas com golpes de arma cortante.
Na madrugada de domingo (30.10), a Polícia Militar foi comunicada pela Unidade de Pronto Atendimento sobre um paciente que deu entrada no local com perfuração por arma branca. A vítima, de 54 anos, relatou que o ex-marido foi até sua residência e a atacou. Quando ela tentou se defender das agressões, foi ferida antebraço e na mão e depois do crime, o agressor fugiu do local.
A equipe da PM realizou rondas nas proximidades da residência da vítima, mas o suspeito não foi localizado.
A outra tentativa de feminicídio foi registrada no bairro Bela Vista, no sábado. A vítima, de 45 anos, foi socorrida à UPA com perfurações também causadas por faca. A vítima estava em sua residência fazendo o jantar, quando ocorreu uma discussão com seu convivente, de 51 anos.
Após a discussão, ele saiu da casa e quando retornou estava alterado e atacou a mulher, desferindo vários golpes de faca que a lesionaram nas costas, perna e no tórax. Depois do primeiro atendimento na UPA, a vítima foi transferida para Cuiabá. Ambas as vítimas estão fora de risco de morte.
O delegado e o chefe de investigações realizaram diligências nos locais dos crimes e coletaram informações para subsidiar os inquéritos. Foram requisitados exames de corpo de delito nas vítimas e testemunhas serão ouvidas no decorrer da semana.
“Os autores devem se apresentar na delegacia ainda nesta semana. Caso não se apresentem, vamos representar à Justiça pelas prisões preventivas de ambos. Um deles, inclusive, tem registros criminais anteriores”, esclareceu o delegado Ricardo Franco.
Fonte: GOV MT
O Indea/MT (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso) alerta aos consumidores que, a partir desta terça-feira (01.11), os estabelecimentos e indústrias produtoras de carne moída terão nova regra de comercialização do produto, conforme estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A medida vale para as empresas registradas junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) e ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).
Agora, a carne moída deverá ser embalada imediatamente após a moagem, devendo cada pacote do produto ter peso máximo de 1 quilo. Não é permitida a obtenção de carne moída a partir de moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos ou oriundas dos miúdos do boi, como fígado e rins.
Nos supermercados e açougues, não haverá mudanças. Contudo, a médica veterinária do Indea/MT e coordenadora do Sistema de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal, Fernanda Rocco, explica que deixar a carne moída exposta no balcão refrigerado nunca foi permitido, independente desta nova norma do MAPA.
“O varejo é fiscalizado pela Vigilância Sanitária. As carnes moídas não podem ser expostas em gôndolas, elas precisam ser moídas na hora ou estar embalada como produto, mas, para isso, o estabelecimento precisa estar registrado com SIF”, disse.
Em relação aos trabalhos do Indea/MT, Fernanda diz que não haverá mudanças no processo de registro e rotulagem, pois já foi instituído, no registro do processo da carne moída embalada, que sigam todos os regulamentos técnicos estabelecidos.
“A gente só vai adequar, quando uma indústria apresentar este produto na sua gama de produção, e vai avaliar conforme estabelecido pelas normas, como a temperatura no processo da moagem, uso apenas de massas musculares e percentual de gordura do corte. São medidas que evitam a oxidação do produto e a proliferação de bactérias que prejudicam a saúde do consumidor, e garante um prazo de validade maior”.
Fonte: GOV MT