O desembargador Orlando Perri, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF), também participou da cerimônia e afirmou que o escritório terá papel fundamental na reconstrução da vida dos condenados, tanto no ambiente familiar quanto no contexto social.
“O escritório vai trabalhar com o pré-egresso, ou seja, aquele preso que está prestes a ganhar a sua liberdade. O projeto vai trabalhar ele e a família dele, preparando o retorno seu à sociedade, inclusive em termos de reinserção na própria família e, principalmente, encaixando ele no mercado de trabalho”, explicou Orlando Perri.
O juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Geraldo Lanfredi, também participou da inauguração da sede e elogiou a estrutura do escritório. Ele ainda reconheceu o empenho da atual gestão que vem investindo massivamente no setor da segurança pública.
“O Sistema Prisional aqui é sólido. Os serviços penais estão sendo qualificados e hoje, na ponta, vem o Escritório Social, para despertar a sociedade como um equipamento de qualificação das pessoas que passaram pelo sistema prisional e têm que retornar à sociedade melhores e com condições de sociabilidade. Parabéns a todos envolvidos”.
Fonte: GOV MT
O Circuito Mato Grosso de Vôlei de Praia, realizado em Cuiabá, de sexta-feira (02.12) a domingo (04), reuniu 57 duplas de dez municípios de Mato Grosso, com equipes femininas e masculinas disputando as categorias Sub 17, Sub 19 e Adulto.
De acordo com a organização do evento, mais de 3 mil pessoas passaram pela arena montada no Complexo Esportivo do Ginásio Aecim Tocantins. A competição, realizada pela Federação Mato-grossense de Voleibol em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), é a maior e mais estruturada edição até aqui, de acordo com os organizadores.
“Investimos na qualidade do evento, valorizando não só os atletas, mas também toda a cadeia produtiva do esporte. São muito profissionais envolvidos, da arbitragem, técnicos, fornecedores, professores, numa arena extremamente moderna, a mesma montada em competições nacionais. Isso dá outro caráter para o evento, motiva, inspira jovens atletas, profissionaliza. O resultado é um recorde de participações, inscrições de equipes de todas as regiões de Mato Grosso”, explica Nicanor Lopes, presidente da Federação Mato-grossense de Voleibol.
Todos os jogos foram transmitidos em tempo real pelo canal do Youtube da Federação Mato-grossense de Voleibol, outra novidade desta edição. Além do público presente, o pico de audiência, registrado no sábado, chegou a duas mil pessoas acompanhando as partidas simultaneamente.
“Atingimos nosso objetivo de motivar a participação de equipes e do público. Estamos muito contentes com os resultados. Recorde de inscrições, público presente empolgado, público virtual conectado em todos os jogos, arena de alto nível. Isso mostra o crescimento exponencial do evento, um reflexo da valorização do esporte em Mato Grosso. É importante dizer que a valorização de atletas e toda a cadeia produtiva que a cerca é mérito dessa gestão do Governo de Mato Grosso, que incentiva e acredita no poder transformador do esporte”, destaca Nicanor.
Durante o evento, atletas de categorias de base e profissionais dividiram a mesma arena, proporcionando assim o que professores e treinadores chamam de pedagogia do exemplo, tendo os atletas já estabelecidos no esporte servindo de inspiração para os mais novos. Duplas de Cuiabá, Sinop, Cáceres, Sorriso, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Campo Verde, Várzea Grande, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde competiram.
“É muito motivador ter os mais jovens competindo no mesmo espaço que os profissionais, e numa arena de alto nível, uma competição que não deixa nada a desejar em comparação com eventos nacionais. Além de estrutura, o incentivo é muito importante. Já estamos colhendo muitos frutos com o Projeto Olimpus, muitos aqui são bolsistas e futuros bolsistas. Com isso temos a elevação do nível de competitividade e, consequentemente, melhores resultados. Já podemos notar com bastante frequência os resultados dessa valorização, a quantidade de atletas de Mato Grosso em destaque em competições nacionais e internacionais”, aponta David Moura, secretário de Esporte da Secel.
O Projeto Olimpus tem ajudado muitos atletas e treinadores a elevar o nível técnico do esporte, garantindo destaque em competições nacionais de vôlei de praia, como explica o treinador profissional Ricardo Queiroz.
“Graças ao Projeto Olimpus, atletas de Mato Grosso alcançaram resultados que elevaram o nome do estado no vôlei de praia. Atingimos resultados incríveis na base, somos vice-campeões Sub 19, na etapa de Maceió, com a dupla Victor Pierre e Marcos Vinicius. No Sub 21 masculino, a partir do ano que vem, teremos pela primeira vez duas duplas representando Mato Grosso na etapa nacional. Outra grande conquista é a inédita convocação da atleta Barbara Jardins para a Seleção Brasileira Sub 19. Uma conquista histórica para Mato Grosso”, destaca Ricardo Queiroz, um dos mais bem classificados treinadores de Mato Grosso, que também recebe bolsa técnico do Projeto Olimpus.
Fonte: GOV MT
Após dois anos suspensa em razão da pandemia, a 10ª Edição da Corrida de Cara Limpa Contra as Drogas voltou com força total, agitando mais de 900 atletas que acordaram cedo na manhã deste domingo (04.12), com objetivo de completar o percurso de oito quilômetros estipulados pela competição este ano.
A largada mista ocorreu às 7 horas, em frente ao Setor de Vistoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na capital. Neste ano, com um percurso um pouco mais longo e um pouco mais difícil, os atletas passaram pelos Parque das Águas e TRT, seguindo pela Assembleia Legislativa, Palácio Paiaguás, Praça das Bandeiras, OAB, finalizando com a chegada, novamente, no pátio de vistoria do Detran.
Todos os competidores receberam medalhas e os primeiros colocados de cada categoria levaram troféu e premiação em dinheiro. A colocação dos participantes e tempo de corrida podem ser conferidos no site da Morro, clicando aqui.
O delegado-geral adjunto, Gianmarco Paccola Capoani, disse que o retorno da Corrida De Cara Limpa Contra as Drogas marca um momento de muita alegria para a Polícia Civil e para toda a sociedade da baixada cuiabana.
“A Corrida De Cara Limpa Contra as Drogas já se tornou uma tradição que tem um objetivo muito nobre que é conscientizar a população ao combate às drogas, esse câncer social gigante, que precisa do empenho de todos para ser vencido”, disse.
O coordenador da Polícia Comunitária, delegado Jefferon Dias, frisou a importância não só da repressão ao tráfico de drogas, mas também do trabalho social voltado à prevenção.
“É nesse momento que entra a filosofia de Polícia Comunitária, trazendo a sociedade mais próxima da Polícia em ações realizadas em todo estado de Mato Grosso. É um grande time formado por policiais e parceiros, envolvidos em palestras, atividades escolares e outras ações preventivas, com a preocupação de vencer esse mal que é o tráfico de drogas”, disse o delegado.
Presença confirmada no evento todos os anos, Claiton Souza Cavalcante disse que faz questão de participar da corrida, que, além de incentivar a saúde e o esporte, também tem ajudado a sociedade com a arrecadação de alimentos.
“Essa é a 10ª edição e eu acredito que já participei pelo menos outras sete vezes. Independente de ter que acordar cedo no domingo, esse tipo de evento revigora a gente trazendo saúde e muita alegria”, destacou.
Dona Maria do Carmo Ferreira, de 84 anos, é outra presença ilustre da Corrida De Cara Limpa Contra as Drogas, que todos os anos faz questão de participar do evento.
“Comecei a correr com 10 anos de idade, porque era uma criança que tinha pressão alta. Com a corrida, meus problemas de pressão acabaram e deixei de ser uma menina triste para ser uma criança feliz e nunca mais parei”, contou.
A competição é organizada pela Polícia Comunitária, da Polícia Civil, e tem supervisão da Federação de Atletismo de Mato Grosso. O evento contou com patrocínio da Aprosoja-MT e Terra Securitizadora de Créditos, e apoio da Assembleia Legislativa, Água Puríssima, Prefeitura de Cuiabá, Terra Securitizadora de Créditos, FAMT, Nordeste Emergências, Sindmat, Concremax, Guaporé Casa de Carnes, Chiroli, Grupo Gazeta, Suco Prats, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Corpo de Bombeiros, Unimed, sindicatos dos Delegados (Sindepo/Amdepol) e vários outros parceiros.
Fonte: GOV MT
Fonte: odocumento