Sophia @princesinhamt
Notícias

SES promove 1º Encontro da Enfermagem Regional de Cuidado de Saúde Mental

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word3

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio do Centro Integrado de Assistência Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho, e o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) realizam o 1º Encontro da Enfermagem Regional de Cuidado de Saúde Mental, nos dias 10 e 11 de novembro.

O evento ocorrerá de 8h às 17h, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS III), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Foram disponibilizadas 70 vagas. As inscrições devem ser feitas neste link, até a próxima terça-feira (08.11). Podem participar do evento, profissionais da enfermagem e outros profissionais que atuam na área de saúde mental.

O tema do encontro é “Saúde mental, cidadania e novos direcionamentos assistenciais e políticos para atuação na Enfermagem”. Durante o evento, serão discutidos temas como atualização sobre responsabilidade técnica do enfermeiro nos serviços de saúde; processos de enfermagem no cuidado em saúde mental; o papel da enfermagem na equipe de Atenção Psicossocial – Integralidade do cuidado e educação interprofissional; e o dimensionamento de pessoal de enfermagem nos serviços de Atenção Psicossocial – teoria e prática.

Fonte: GOV MT

2024 word3

A importância do ciclo correto da vacinação contra a poliomielite e as consequências da doença para a criança foi o tema do segundo episódio Podcast MT Conectado do Governo de MT. O assunto foi debatido com a superintendente estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Casa Civil, Tais de Paula, que fez um alerta aos pais e responsáveis.

“Fui diagnosticada com a doença aos dois anos de idade e, com 35, comecei a perder forças e ter a minha mobilidade reduzida em consequência da síndrome pós-pólio, por isso, saibam que, imunizar é importante, mas manter a cobertura vacinal é fundamental”, alertou Tais de Paula.

Erradicada em 1989, a poliomielite volta a causar preocupação após um novo caso ser registrado no Brasil.

“Não estamos conseguindo bater a meta de vacinação no país, pois a procura está muito baixa. Os pais não podem ser negligentes e relaxar com as vacinas, pois isso é acreditar que a doença não vai retornar e os números nos falam o contrário disso”, completou.

Durante o programa, Tais ainda deu detalhes da sua scooter motorizada e partilhou os desafios de conviver com a doença, suas conquistas e sonhos para um futuro breve.

“Somos 24% da população com algum tipo de deficiência e ter esse olhar das políticas públicas voltado para nós é muito significativo. A sobrecarga é grande, mas esse Governo tem procurado atender os quatro cantos de Mato Grosso, como exemplo disso são as inúmeras cadeiras de rodas e aparelhos auditivos já entregues a deficientes”, disse.

A entrevista completa pode ser acessada pelo Youtube e pelo Spotify neste link aqui.

MT Conectado

Lançado no dia 1º de novembro, o MT Conectado é o primeiro da galeria de podcasts elaborados pela Secretaria de Estado de Comunicação, com o objetivo de aproximar o cidadão de temas importantes relacionados ao Poder Executivo, e que impactam diretamente no seu dia a dia.

Os podcast são publicados semanalmente no portal e redes sociais do Governo do Estado de Mato Grosso, Youtube e Spotify.

Fonte: GOV MT

2024 word3

As obras do prolongamento da Avenida Parque do Barbado, em Cuiabá, estão com 30% do seu total executado. Além de proporcionar a melhoria no trânsito de toda a região, a obra executada pelo Governo de Mato Grosso vai garantir qualidade de vida para os cidadãos que moram no entorno do Córrego do Barbado, que será canalizado.

O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, destaca que a canalização é um dos aspectos mais importantes da obra. “Vamos devolver a dignidade para os moradores do Pedregal e Renascer, que sofrem com alagamentos e o mau cheiro. Essa obra no Córrego do Barbado também vai garantir mais saúde para a população”, afirma.

Com 700 metros de extensão, o prolongamento da Avenida Parque do Barbado vai ligar a Estrada do Moinho até a Avenida das Torres. A obra prevê a canalização de todo ao longo da avenida, sendo que nos trechos próximos às rotatórias de acesso ele será totalmente coberto.

Até o momento uma das três galerias já foi finalizada, enquanto que a segunda está em andamento. Entre outros serviços já realizados estão a retirada do solo inservível, e compactação. O investimento realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) é da ordem de R$ 14,5 milhões.

A nova avenida que será implantada terá pista dupla, com calçamento dos dois lados, ciclovia em concreto, iluminação em LED e sinalização. 

A avenida será uma nova rota para melhorar a mobilidade entre a Avenida das Torres, Estrada do Moinho e Avenida Fernando Côrrea da Costa. Irá facilitar o trânsito, por exemplo, entre a região da Avenida dos Trabalhadores até a Ponte Sérgio Motta.

2024 word3

A primeira parte da Avenida Parque do Barbado foi originalmente planejada dentro do pacote de obras para a Copa do Mundo de 2014. Licitada em 2012, a via não foi finalizada dentro do prazo e seguiu em ritmo lento nos anos seguintes. 

A atual gestão do Governo de Mato Grosso retomou as obras em 2019 e entregou a Avenida em janeiro de 2020, com 1,6 quilômetro, iluminação e ciclovia.

Fonte: GOV MT

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.