Sophia @princesinhamt
Notícias

SES lança campanha de doação de leite materno nesta quinta-feira (17)

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, lança nesta quinta-feira (17.11), entre 8h e 12h, no auditório do Hospital Geral, em Cuiabá, a Campanha “Leite Materno: um Elo de Vida”. O evento ocorre em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado nesta data.

A proposta é fortalecer os bancos de leite humano de Mato Grosso e incentivar a doação de leite materno entre as mulheres que amamentam. A expectativa é de que 100 pessoas, entre profissionais da saúde e simpatizantes do tema, participem do evento.

Segundo Rodrigo Carvalho, nutricionista e integrante da equipe de Promoção da Amamentação e Alimentação Complementar Saudável da SES, doar leite humano é um ato de solidariedade e sororidade entre mulheres, que se apoiam para a manutenção da vida e da segurança alimentar e nutricional de bebês prematuros.

“Toda mulher que amamenta pode ser uma doadora em potencial de leite humano, desde que produza além da necessidade do seu bebê. As evidências científicas indicam que bebês prematuros e/ou com patologias, que se alimentam de leite materno no período de privação da amamentação, possuem mais chances de recuperação e de ter uma vida mais saudável. Com o leite materno, o bebê prematuro ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções”, explica Rodrigo.2025 word1

Programação

O acolhimento dos participantes e abertura do evento deve ocorrer entre 8h e 9h. Em seguida, começam as discussões, com o tema “Avanços e desafios da Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano”, ministrado por Rodrigo Carvalho. Logo depois, a nutricionista do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, Maria Célia de Moura, traça um panorama do Banco de Leite Humano na Região Sul e seus 10 anos de parceria.

Às 9h40, a apresentação ficará por conta da enfermeira do Escritório Regional de Saúde de Sinop, Kátia Rocha. Ela falará sobre as ações de fortalecimento da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH-BR), na Região de Saúde Teles Pires. O próximo tema será “Banco de Leite Humano – apoio à Amamentação em Mato Grosso”, que será explanada pelo nutricionista do Centro de Referência Estadual da RBLH, Marcus Carvalho.

Às 10h20, será abordado o método “Canguru na construção de um elo”, com a nutricionista do Hospital Santa Helena, Danielly Venuti. O evento segue com o debate sobre “Vínculo afetivo: fortalecendo o cuidado ao prematuro”, ministrado pela enfermeira da UTI neonatal do Hospital Regional de Sorriso, Rozineide Costa.

Às 11h, o debate continua com a fonoaudióloga da UTI neonatal do Hospital Regional de Cáceres, Joice Costa, que falará sobre amamentação do prematuro após a alta hospitalar. Depois, a pediatra da Santa Casa de Rondonópolis, Virgínia Beatriz, abordará a importância do leite materno no desenvolvimento do prematuro. O evento encerra às 12h, após tirar dúvidas da plateia.

O evento terá certificação pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.

Bancos de Leite humano

Em Mato Grosso, existem três Bancos de Leite Humano, sendo dois em Cuiabá e um em Rondonópolis. Em Cuiabá, o Doutor José de Faria Vinagre está localizado no Hospital Geral, na Rua 13 de Junho, 2.101, centro, cujo horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h e aos sábados de 7h às 12h. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (65) 3363-7035.

O segundo em funcionamento na capital está localizado no Hospital Universitário Júlio Muller, situado na Rua Luís Philippe Pereira Leite, s/n, bairro Alvorada. A unidade atende de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h. O telefone e WhatsApp para mais informações é (65) 3615-7203.

Em Rondonópolis, o Banco de Leite Humano atende na Santa Casa, na Rua Acyr Rezende de Souza e Silva, 2.107, bairro Vila Birigui. O local funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h. O telefone para tirar dúvidas ou é (66) 3410-2785.

Postos de Coleta

Há, em Cuiabá, dois postos de coleta de leite humano – no Hospital Beneficente Santa Helena, no 1° andar, no Posto de Coleta Via Láctea – Caminho, Luz e Vida. A unidade de saúde está situada na Rua Travessa Presidente Marques, 201, bairro Santa Helena. Os telefones para contato são (65) 3621-3922 e WhatsApp: (65) 98173-6665.

O outro ponto de coleta está no Hospital Infantil e Maternidade Femina, localizado na Rua Corumbá, 538, bairro Baú. O telefone para contato é (65) 2128-9183.

Fonte: GOV MT

2025 word1

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (16.11), em segunda votação, o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2023. O texto, que traz as diretrizes para a elaboração do orçamento do próximo exercício, teve 13 emendas aprovadas que vão passar pela sanção do Governo do Estado.

Dentre as emendas, estão as alterações sugeridas pelos parlamentares em relação ao anexo de metas e prioridades do Executivo. Uma delas é inclusão de novas ações na área de agricultura familiar, além de ações voltadas à qualificação profissional.  

A LDO é elaborada anualmente pela equipe da Secretaria Adjunta do Orçamento Estadual (SAOR), da Secretaria de Fazenda. Nela, são estabelecidos os parâmetros necessários para a alocação e execução dos recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) e são elencados as ações e programas que terão prioridade na execução do orçamento.

Para 2023, está estimado um orçamento de R$ 30,815 bilhões, conforme o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que já está em discussão na Assembleia Legislativa.

O secretário Adjunto do Orçamento Estadual, Ricardo Capistrano, explica que a LDO foi elaborada considerando o atual cenário fiscal, mostrando com clareza como as contas públicas do Estado deverão ser norteadas e executadas. “A LDO é uma peça fundamental, que permite dar transparência ao processo de distribuição do orçamento e que aponta as ações que deverão merecer especial atenção na LOA”.

Para o próximo ano, o Governo do Estado prevê o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos e vai manter o mesmo volume de investimentos. Das ações de prioridade do Executivo, estão 21 que garantem recursos para áreas de educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, meio ambiente, assistência social e desenvolvimento econômico.

“A priorização desses investimentos permite que toda a população seja beneficiada com os recursos públicos que são arrecadados, proporcionando melhor qualidade de vida para a população”, afirma Ricardo Capistrano.

No âmbito fiscal, a Lei Diretrizes Orçamentária traz uma proposta de estratégia a médio prazo, que tem como objetivo manter o equilíbrio das contas públicas, por meio do controle e do monitoramento do crescimento da despesa e do acompanhamento da arrecadação. Esse tem sido um trabalho desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, que adotou medidas importantes e necessárias de política fiscal, que permitiram atender efetivamente às demandas da sociedade.

O PLDO segue agora para sanção do governador Mauro Mendes e, em seguida, para publicação em Diário Oficial.

Fonte: GOV MT

2025 word1

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) promoveu, na semana passada, uma reunião entre representantes de instituições públicas, ambientais e da comunidade local, para propor ações sustentáveis, efetivas e de estruturação do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, localizado no município de Nobres (100.87km de Cuiabá). 

Segundo o titular da Promotoria de Justiça de Nobre, William Ogama, a ação foi importante para o processo de reativação do Conselho do Parque. “Notamos um grande avanço nas liberações e engajamento dos representantes em todas as áreas. Isso é de grande valia”.

A superintendente de Biodiversidade da Sema, Gabriela Priante, destacou que a proposta é desenvolver ações ambientais no Parque e implementar o seu uso sustentável, mantendo e conservando seu ecossistema, além de pesar no potencial turístico da região.

“Enquanto responsáveis pela gestão das unidades de conservação, também percebemos o engajamento dos representantes do parque, que tem pela frente o grande desafio de superar as questões de regularização fundiária”.

Durante a reunião, também se debateu o processo de criação de uma logomarca para o parque, utilizando ideias de membros do conselho do parque e da comunidade escolar da Vila Roda D’Água, localizada no município.

* Supervisão de texto de Renata Prata

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.