Todos os polos de atuação onde são promovidos os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) estão realizando, durante essa semana e na próxima semana, o encerramento das atividades em suas unidades, tanto para os grupos de crianças e adolescentes, como de idosos. Em Várzea Grande – esse programa que compõem um conjunto de serviços sociais – atende 1600 usuários, moradores das regiões do Cristo Rei, Jardim Glória, São Mateus e Santa Maria, onde possuem unidades dos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS.
A coordenadora de Proteção Básica, Bernadete Miranda, disse que os grupos de trabalhos tiveram liberdade para elaborar o evento de encerramento em suas unidades, e o resultado nos surpreendeu. “Algumas realizaram as confraternizações com direito a amigo secreto, outras realizaram rodas de conversas animadas com o tema natalício e entrega de lembranças que remetem a data, além de cantata de Natal”, destacou.
A coordenadora disse que todos os grupos que trabalham com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são dedicados e comprometidos com a sua função. “Parabéns a todas as equipes, vocês são os sustentáculos da política pública de Assistência Social, pois envolvem todas as fases da existência humana, crianças, adolescentes e idosos. Sabemos que enfrentam muitos desafios, mas que realizam um bom trabalho na construção do fortalecimento de vínculos de famílias e comunidades”.
Nos bairros São Mateus e Maringá II, foi realizada a confraternização dos idosos, teve música, dança e troca de presentes. Nos polos Água Vermelha, Figueirinha, Serra Dourada e Jardim Glória, teve encerramento das atividades do grupo de crianças e adolescentes.
Outros polos, a exemplo do Jardim Esmeralda e Vila Arthur, ainda estão nos preparativos para o encerramento das atividades neste ano de 2022. As crianças ainda estão na construção dos painéis, realizando os ensaios e terminando as cartinhas para o amigo secreto.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, destacou a importância do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que trabalha no apoio às famílias com foco na prevenção de ocorrências de risco social. “Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. É realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos”.
A gestora lembrou que as atividades dos CRAS, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, vão ao encontro a política de assistência social desenvolvida, junto às famílias e a comunidade em geral, através da inclusão de crianças, adolescentes e idosos, em programas e serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal.
“O prefeito Kalil Baracat e a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat têm um olhar especial às causas que envolvem esses grupos e não medem esforços para contemplar essas faixas etárias com serviços e projetos que promovem suas capacidades e autonomia. Eles estão sempre dispostos a ouvir e atender a nossa demanda, e sempre reafirmam o compromisso com as causas sociais. Esse apoio e respaldo ao nosso trabalho é importante e por isso que nossa equipe vem alcançando resultados positivos”, destacou.
Ana Cristina disse que 2023 será um ano cheio de trabalho. “Vários projetos estão em análise e construção, mas adianto que a Secretaria de Assistência Social estará mais atuante, na ampliação de fortalecimento dos grupos de trabalho que atuam com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Estamos encerrando as atividades deste ano de 2022, para festejar as festas de fim de ano, mas os serviços continuam sendo executados, com o planejamento das ações que serão realizadas no decorrer do próximo ano”, pontuou.
Fonte: Secom-VG