A Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da adjunta de Gestão de Pessoas, reuniu cerca de 300 servidores, nos dias 16 e 17 de novembro (quarta e quinta-feira), durante o 1º Encontro de Gestão de Pessoas do Executivo de Mato Grosso, realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
O encontro buscou promover a integração das unidades do sistema de Gestão de Pessoas do Executivo, com o objetivo de implementar políticas e diretrizes para o aprimoramento e desempenho dos órgãos e entidades. Participaram gestores, líderes e servidores, que atuam diretamente nessas unidades setoriais.
Para o titular da Seplag, Basílio Bezerra, eventos como este, com todos os atores e produtos envolvidos, permitindo o intercâmbio de informações entre as unidades, estimulam a valorização da imagem institucional da pasta, órgão central da gestão de pessoas do Estado.
“O nosso papel é capacitar os servidores para obtenção de resultados eficazes e sustentáveis, implementando ações que envolvem mudanças de comportamentos e práticas de bons hábitos e boas técnicas nos processos que executam”.
Segundo a Secretária Adjunta de Gestão de Pessoas, Lidiane Leite, a proposta do encontro foi atingida com sucesso. “Conseguimos aproximar e estreitar laços entre os profissionais, que lideram e operam as unidades de gestão de pessoas, com abordagens dinâmicas, mesclando conceitos e práticas em oficinas, com a finalidade de atualizar esses servidores sobre novidades e tendências. O encontro possibilitou insights, troca de experiências e integração desses profissionais”.
Os temas abordados nas palestras e oficinas levaram mais informações sobre a importância do trabalho assertivo, com resultados no equilíbrio e na qualidade de vida das equipes e melhores resultados nos processos das organizações governamentais.
A Secretária Adjunta de Administração Sistêmica da Seplag, Eliane Albuquerque, elogiou a iniciativa que congregou todas as setoriais de gestão de pessoas do Estado. “Eventos como este elevam a satisfação dos servidores, promovem o comprometimento e melhoram o trabalho em equipe”.
Segundo a Superintendente de Desenvolvimento, Valorização e Saúde do Servidor, Tatiana Guedes, o evento proporcionou integração e desenvolvimento. “Sempre estamos nos falando, trocando informações e resolvendo demandas com os servidores das setoriais. Muitas vezes, nem conhecemos o colega com quem conversamos diariamente, o que traz um certo distanciamento. O evento nos proporcionou aproximação, troca de experiência e o desenvolvimento de pessoas”.
Foram abordados temas como protagonismo, propósito e gestão de prioridade, inteligência financeira pessoal, feedback eficaz, funcionalidades do sistema webponto, nova avaliação de desempenho/progressão vertical, perícia médica, atribuições do Conselho de Saúde e Segurança no Trabalho, E-Social, comunicação assertiva e desenvolvimento humano.
Fonte: GOV MT
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com o apoio da Polícia Militar, resgatou cinco pacas que estavam em cativeiro em um sítio no município de Tabaporã (673 km de Cuiabá). Os animais foram devolvidos ao seu habitat natural.
A equipe da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema recebeu um pedido de autorização para a criação de paca em cativeiro com o objetivo de abate para consumo próprio. A equipe foi até o sítio para averiguações e constatou que as pacas estavam presas em local totalmente inapropriado e insalubre.
Os responsáveis foram multados em R$ 72,5 mil por crime ambiental e uma pessoa foi conduzida para a delegacia.
A Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiental, estabelece como crime, passível de detenção e multa, quem vende, guarda, cria em cativeiro ou transporta animais silvestres sem autorização do órgão ambiental ou em desacordo com a licença obtida.
Fonte: GOV MT
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Colniza, cumpriu na quinta-feira (17.11), 11 mandados de prisão e de busca e apreensão contra um grupo investigado pelos crimes de ameaça e associação criminosa para tomar áreas de parceleiros de terras da região.
Seis mandados de prisão da Operação Pacificare foram cumpridos no distrito de Taquaruçu do Norte, em Colniza, e na cidade de Machadinho d’Oeste, em Rondônia.
No distrito de Colniza, também foram cumpridas cinco buscas que resultaram na apreensão de armas de fogo e munições, além de aparelhos celulares. Uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
A investigação apurou que os envolvidos praticavam ameaça contra parceleiros de terras para a tomada de áreas na região de Taquaruçu do Norte.
Durante a operação, um dos alvos de mandado de prisão reagiu à abordagem. Ele estava armado com uma espingarda 12 e foi a óbito após entrar em confronto com os policiais.
Os alvos da operação responderão pelos crimes de associação criminosa, ameaça e posse ilegal de arma de fogo.
A operação contou com apoio das demais delegacias da regional de Juína – Aripuanã, Juara, Juína e Porto dos Gaúchos, além do Grupo de Operações Especiais (GOE). Em Rondônia, o cumprimento dos mandados contou com apoio da Delegacia de Machadinho d’Oeste.
Fonte: GOV MT
Fonte: odocumento