Sophia @princesinhamt
Notícias

Seplag capacita gestores municipais para uso do sistema de gestão de documentos do Estado

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word1

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag) promoveu, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), capacitação para o uso do Sistema Estadual de Produção e Gestão de Documentos Digitais (Sigadoc). A oficina teve como público-alvo chefes de gabinetes, secretários municipais de governo, de administração, planejamento e de finanças, gestores de contratos e convênios e de protocolos.

O secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, explica que a capacitação se deu em razão do sistema de gestão de documentos do Governo ser aberto para que órgãos municipais possam ter acesso e, assim, terem mais celeridade nas demandas com o Estado. 

“Tanto as prefeituras como câmaras municipais já têm acesso a esse protocolo eletrônico, por meio do qual podem enviar documentos para órgãos do Estado e assinar virtualmente, sem a necessidade de deslocamentos. Isso facilitará muito a comunicação do Estado com os poderes municipais”, afirma.

Atualmente, o Sigadoc é usado para envio e recebimento de documentos por 128 prefeituras e 10 câmaras municipais em todo o Estado, além do Tribunal de Contas do Estado, Defensoria Pública e Ministério Público Estadual.

Para a superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, a ferramenta irá otimizar o trabalho dos órgãos e entidades públicas. “Eles conseguirão fazer tudo virtualmente, agilizando o trabalho e diminuindo custos com deslocamentos. Será tudo mais rápido e mais prático”.

O Sigadoc é um sistema de gestão documental adotado pelo Estado para a produção e gestão de documentos nato-digitais, que proporciona maior agilidade, transparência, economicidade, sustentabilidade ambiental, primando pela segurança, integridade e acesso à informação.

Além do sistema estadual, a AMM ofereceu, na mesma ocasião, capacitação gerencial em Sistemas de Gestão Pública e Modelos de Excelência de Gestão, que tratou sobre ferramentas essenciais para uma gestão de documentos otimizada como a Plataforma +Brasil e o Protocolo Digital.

Para o Presidente da AMM, Neurilan Fraga, é necessário estar antenado com a nova realidade e buscar ferramentas que agilizem o trabalho da gestão pública e evite gastos desnecessários.

“Não se admite mais, hoje, uma prefeitura produzir montanhas de papel. Esse é um gasto que podemos diminuir. Isso torna a gestão mais , mais eficiente, com mais qualidade e mais segura. Por isso estamos ofertando esse treinamento para os municípios, para fazermos uma gestão com qualidade e entregar resultados satisfatórios para a população”.

Supervisão (D’Laila Borges)

Fonte: GOV MT

2024 word1

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, registra estoque de sangue crítico. Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, a unidade especializada conclama os voluntários para salvar vidas.

“Precisamos muito trazer doadores de sangue para o MT Hemocentro. Estamos com os estoques muito baixos e é necessário reverter essa situação. Uma doação pode salvar até quatro vidas e todo tipo sanguíneo é bem-vindo”, disse a diretora da unidade, Gian Carla Zanela.

Em estado crítico, estão os tipos sanguíneos O+, O-, A- e AB-. Em estado de alerta, estão os tipos B-, AB+, A+ e B-.

A fim de evitar aglomeração na unidade, as doações devem ser agendadas por meio deste link. O voluntário também pode agendar as doações por telefone (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou no tradicional número fixo: (65) 3623-0044 ramais 211 e 221.

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável, nunca indo doar em jejum.

podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Fonte: GOV MT

2024 word1

O Instituto Mato Grosso Saúde (MT Saúde) promove, na próxima terça-feira (29.11), às 10h, um bate-papo online com dois especialistas para esclarecer dúvidas sobre o assunto do mês: o câncer de próstata.

Os convidados são os médicos Newton Tafuri, urologista e diretor da Sociedade Brasileira de Urologia em Mato Grosso (SBU/MT), e Natasha Slhessarenko, patologista e membro do Conselho Federal de Medicina (CFM). Ambos são credenciados à rede de médicos do MT Saúde pela Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, localizada em Várzea .

A ação deste mês, “É preciso falar sobre isso!”, tem como público-alvo todos os servidores públicos do Poder Executivo estadual e será realizada em alusão à campanha Novembro Azul – movimento mundial de combate ao câncer de próstata. A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) é parceira na realização.  

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), sendo considerada um tumor da melhor idade, porque mais da metade dos casos ocorrem em pessoas com mais de 65 anos. Se descoberto precocemente, o câncer de próstata apresenta 90% de de cura, alertam os médicos.

Para participar da conversa online deste mês, basta se inscrever AQUI. Além da agenda ocorrer pelo Google Meet, ela será transmitida ao vivo pelo canal do MT Saúde no YouTube.

Bate-papo MT Saúde

O Bate-papo online do MT Saúde é um projeto do convê, cujos objetivos principais são informar, prevenir e cuidar dos seus beneficiários. Ele ocorre mensalmente, sempre com um assunto do momento abordado por especialistas credenciados à rede de prestadores do plano.  

Entre os temas que já foram destaques, desde o seu lançamento em agosto, estão a varíola dos macacos, a saúde mental e a prática de exercícios físicos como aliada na prevenção do câncer. Confira AQUI a playlist de todas as conversas.

2024 word1

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.