Sophia @princesinhamt
Notícias

Sema devolve jaguatirica à natureza após seis meses de tratamento veterinário

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Reprodução | Sema-MT

image

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) devolveu, nesta segunda-feira (12), uma jaguatirica para o seu habitat natural. O animal foi resgatado em Sorriso (397 km distante de Cuiabá) em julho deste ano e estava internada no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, onde ficou durante 6 meses em tratamento.

A jaguatirica, um macho, jovem e pesando 13,2 kg, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, que o entregou à Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema em Sinop. A equipe técnica da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria buscou o animal e o encaminhou para a UFMT para exames necessários.

Os exames apontaram uma fratura em ramo mandibular esquerdo, com início imediato do tratamento clínico. No fim de novembro, ao passar por uma nova tomografia de crânio, foi constatado que a fratura estava cicatrizada e o animal estava pronto para a cirurgia de retirada de placa e cerclagem.

Ao receber alta clínica, a jaguatirica estava apta para soltura imediata, após a equipe de médicos veterinários da UFMT verificarem que o animal se encontrava com comportamento agressivo frente a humanos e com habilidade de caça preservada sem prejuízo de locomoção.

A reintrodução na natureza foi feita pela equipe da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros em uma região de cerrado fechado, com presença de água e distante do tráfego de veículo.

Denúncias ou entrega voluntária de animais

Para denunciar, solicitar resgate ou entrega voluntária de animais silvestres, basta entrar em contato com a Sema pelo telefone 0800 065 3838 ou com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental pelo 190 ou (65) 99987-4024.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.