O Hemosul de Campo Grande faz um apelo aos doadores de sangue do tipo O negativo (O-) e O positivo (O+) para reabastecer os estoques que estão em estado crítico neste fim de ano.
Segundo a coordenadora-geral da Rede Hemosul MS, Marli Vavas, essa redução do volume de doações é comum neste período. “Geralmente, alguns doadores estão viajando, outros cuidando das crianças em virtude das férias escolares ou com parentes em casa. Por isso, acabam deixando as doações para depois, mas este é o momento em que mais precisamos das doações”, diz.
O sangue O- pode ser usado quando não há tempo para descobrir a tipagem sanguínea de uma vítima de acidente grave, por exemplo. Por isso, a doação deste tipo sanguíneo é de extrema importância.
“Hoje, nós estamos com os estoques baixos e precisamos restabelecê-los para atender a qualquer emergência que possa acontecer nesta época do ano. Então, contamos com o apoio de todos que possam nos ajudar”, completa Marli.
Onde doar?
Os interessados em doar podem comparecer a qualquer unidade de coleta de sangue na Capital. Confira os locais:
Hemosul Coordenador
Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro.
Atendimento até às 17h nesta quinta (28) e sexta-feira (29).
No sábado (30), o atendimento vai até às 12h.
Hospital Regional no Aero Rancho
Rua Engenheiro Lutherio Lopes, 36
O atendimento será nesta sexta-feira (29), das 7h às 12h.
Santa Casa
Rua Rui Barbosa, 3633, Centro.
O atendimento será nesta sexta-feira (29), das 7h às 12h.
É importante ficar atento que na segunda-feira (1º), a Rede Hemosul não terá atendimento em razão do feriado. As doações poderão ser realizadas na terça-feira (2), em horário normal de expediente, das 7h às 17h.
Os critérios para a doação de sangue em Mato Grosso do Sul podem ser conferidos clicando aqui.
Fonte: primeirapagina