Sophia @princesinhamt
Notícias

Seduc reúne prefeitos em seminário para discutir repasses à Educação

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word1

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MT), promove nesta segunda-feira (07.11), das 8h às 12h, o Seminário “Repasse de ICMS”, no Auditório Cloves Vettorato, do Palácio Paiaguás. Todos os 141 prefeitos e seus secretários de Educação foram convidados, além de técnicos que fazem a gestão orçamentária nos municípios.

O evento contará com a participação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, do presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime)-MT, Eduardo Ferreira da Silva, além de economistas ligados à Seduc-MT, Seduc-CE e da Sefaz-MT.

O seminário visa esclarecer os critérios e indicadores que compõem a formula da qualidade da Educação Pública. O evento também vai abordar a Lei Estadual 746/2022, que determina a indexação de 10% do valor do ICMS repassado aos municípios.

A legislação estadual atende ao disposto da Emenda Constitucional 108, que alterou critérios da participação dos municípios na distribuição do sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação.

Serviço

Seminário discute repasse de ICMS à Educação

Data: 07.11 (segunda-feira)

Hora: 8h às 12h

Local: Auditório Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás

Fonte: GOV MT

2024 word1

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destacou o positivo das forças de segurança estaduais e federais no controle das manifestações, que estão ocorrendo desde as eleições. Em coletiva de imprensa, ocorrida na tarde deste domingo (06.11), Bustamante pontuou que mais de 80 pontos de bloqueio, em todo o estado, foram liberados por meio do diálogo, sem precisar do uso de força.

“Estamos conseguindo, de forma harmônica e integrada, dar uma resposta muito positiva no desbloqueio das estradas e na relação com os manifestantes. O de manifestar é constitucional, assim como o direito de ir e vir”, disse o secretário de Segurança.

Também participaram da coletiva, o secretário nacional de Segurança Pública, Carlos Paim, o secretário de Operações Integradas, Alfredo Carrijo, e a diretora de Inteligência, Marília Alencar, todos vinculados ao Ministério de Justiça e Segurança Pública.

Carlos Paim explicou que a vinda da comitiva de Brasília à Cuiabá foi para colocar a estrutura do ministério à disposição de Mato Grosso e conhecer a atuação das forças de segurança locais.

“Estamos acompanhando as manifestações e parabenizamos Mato Grosso por essa integração que está ocorrendo. Estamos ávidos por conhecer a capacidade operacional das forças de segurança de Mato Grosso, porque assim podemos entender como, eventualmente, nós podemos contribuir com o estado”, disse Paim.

Já o secretário Alfredo Carrijo elogiou a forma como Mato Grosso tem lidado com as manifestações. “Nossa presença aqui é para demonstrar que o Governo Federal trabalha em conjunto com o na solução de qualquer problema que possa ocorrer. Estamos impressionados com a capacidade do estado em lidar com esta situação, de uma maneira fenomenal, preservando os direitos constitucionais de todos”, disse Carrijo.

Bustamante ainda assegurou aos veículos de imprensa que todas as forças de segurança seguem acompanhando as manifestações enquanto for necessário.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destacou o trabalho positivo das forças de segurança estaduais e federais no controle das manifestações que estão ocorrendo desde as eleições. Em coletiva de imprensa, ocorrida na tarde deste domingo (06.11), Bustamante pontuou que mais de 80 pontos de bloqueio em todo o estado foram liberados por meio do diálogo, sem precisar do uso de força.

“Nós estamos conseguindo de forma harmônica e integrada dar uma resposta muito positiva no desbloqueio das estradas e na relação com os manifestantes. O direito de manifestar é constitucional, assim como o direito de ir e vir”, disse o secretário de Segurança.

Também participaram da coletiva o secretário nacional de Segurança Pública, Carlos Paim, o secretário de Operações Integradas, Alfredo Carrijo e a diretora de Inteligência, Marília Alencar, todos vinculados ao Ministério de Justiça e Segurança Pública.

Carlos Paim explicou a vinda da comitiva de Brasília à Cuiabá para colocar a estrutura do ministério à disposição de Mato Grosso e também conhecer a atuação das forças de segurança locais.

“Nós estamos acompanhando as manifestações e parabenizamos Mato Grosso por essa integração que está ocorrendo. Estamos ávidos por conhecer a capacidade operacional das forças de segurança de Mato Grosso, porque assim podemos entender como, eventualmente, nós podemos contribuir com o estado”, disse Paim.

Já o secretário Alfredo Carrijo elogiou a forma como Mato Grosso tem lidado com as manifestações. “Nossa presença aqui é para demonstrar que o Governo Federal trabalha em conjunto com o Governo de Mato Grosso na solução de qualquer problema que possa ocorrer. Estamos impressionados com a capacidade do estado de lidar com essa situação de uma maneira fenomenal, preservando os direitos constitucionais de todos”, disse Carrijo.

Bustamante ainda assegurou aos veículos de imprensa que todas as forças de segurança seguem acompanhando as manifestações enquanto for necessário.

2024 word1

Fonte: GOV MT

2024 word1
  • A Polícia Militar realizou neste fim de semana, sábado e domingo (05 e 06.11), a 22ª Corrida Homens do Mato, em Cuiabá. Ao todo, participaram da competição 2 mil atletas, que percorreram distâncias de 5 e 10 km, na Av. Historiador Rubens de Mendonça.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa , destacou a importância desta nova edição da corrida para a sociedade, como forma de integração com a instituição.

“Esta é uma corrida muito tradicional na Polícia Militar de Mato Grosso, que já faz parte do calendário mato-grossense de atletismo. Além disso, a competição aproxima a sociedade das forças de segurança, em especial da Polícia Militar e suas unidades especializadas”, afirmou coronel Mendes.

2024 word1

A 2º sargento Rejane Costa participou da corrida deste ano e fez o percurso de 5 km. Para ela, o evento disponibilizou uma mega estrutura e parabenizou a equipe da . “Eu já participei de várias edições. Gostaria de parabenizar a organização do evento. O percurso foi um pouco difícil, com muitas subidas, principalmente no final, mas consegui concluir a prova”, disse.

Como forma de superar desafios, Maria do Carmo, de 84 anos, e Cedil Pereira, de 97 anos, que foram os primeiros a retirar os kits da prova, comemoraram a participação em mais uma Corrida Homens do Mato. Eles completaram a prova logo nos primeiros 30 minutos após a largada.

2024 word1

“Essa corrida foi uma das melhores, a Polícia Militar está de parabéns. Eu participo desde a 1ª edição, e neste ano tiveram muito carinho conosco”, disse Maria. Cedil também comemorou a edição. “A corrida foi muito boa, melhor não podia ser. Já estou à espera da próxima”.

A última edição da prova foi realizada em 2019 e, neste ano, retorna ao calendário de corridas de rua mato-grossense. Podem participar atletas amadores e profissionais de Mato Grosso e de estados vizinhos.

Corrida Homens do Mato Grosso Kids

No sábado (05.11), foi realizada a primeira edição da Corrida Homens do Mato Kids, para crianças de 4 a 12 anos, nas modalidades 4 a 6 anos, 500 metros; 7 a 9 anos, 700 metros; e 10 a 12 anos, 1 km; em trajeto realizado na sede do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.

O pequeno David Soares, de 9 anos, participou pela primeira vez de uma corrida e para ele foi uma experiência muito legal. “Eu gostei muito, ganhei medalha e ainda brinquei bastante”, disse.

2024 word1

Isabele Santana, de 11 anos, já participou de outras corridas promovidas pela Polícia Militar. Ela competiu na Rotam Extreme, realizada em junho. “É sempre uma experiência única e diferente. Eu gosto muito de correr e quero participar de todas as edições”, contou.

“Esta foi mais uma edição de grande sucesso da Corrida Homens do Mato Grosso, com a participação de crianças, filhas de militares e civis, realçando a importância da interação. Uma competição saudável, onde todos são campeões, e de união entre famílias”, destacou coronel Mendes.

Fonte: GOV MT

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.