A plataforma possui indicadores criados a partir das avaliações e comentários dos visitantes/usuários dos serviços prestados. A TrustYou é capaz de apresentar pontuações e classificações em vários níveis, desde pontuações agregadas abrangentes para grandes quantidades de propriedades, até classificações detalhadas por categorias que apontam deficiências e sucessos específicos.
As informações geradas pela plataforma como número de comentários e avaliações e a taxa de respostas aos comentários serão utilizadas para a criação do Índice de Desempenho Turístico (IDTur).
“Com base neste sistema de pontuação, o Observatório de Desenvolvimento vai monitorar os municípios, regiões turísticas e a própria Secretaria Adjunta de Turismo permitindo que possamos identificar as nossas deficiências e os pontos fortes apontados pelos turistas nos destinos do Estado”, comentou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.
A proposta é fazer monitoramento por grupos: meios de hospedagem, restaurantes e similares, atrativos turísticos, destinos e região turística. Mato Grosso tem 15 regiões turísticas com 87 municípios, contudo, 71 deles possuem locais a serem monitorados pela plataforma.
“A plataforma emitirá relatórios personalizados para cada local, com os principais indicadores avaliados pelo turista e os empresários poderão acompanhar o desempenho, saber onde podem melhorar”, comentou o turismólogo e servidor da Secretaria Adjunta de Turismo, Leandro Carvalho Lima, que está à frente do programa.
A base de dados utilizada pela coleta dos contatos dos meios de hospedagem e restaurantes e similares foi o Sistema Cadastur, que é um cadastro gratuito do Ministério do Turismo. Os relatórios encaminhados pela Sedec serão para aqueles com cadastro regular. Os que tiverem com o cadastro vencido, receberão somente dois relatórios, e terão a oportunidade de se regularizarem, para continuar recebendo os relatórios de desempenho do seu negócio.
A proposta também visa premiar os três primeiros colocados de cada categoria, exceto destinos. A Sedec deve entregar um certificado personalizado de acordo com a colocação e destaque nas ações de promoção do turismo.
Fonte: mt.gov.br