Sophia @princesinhamt
Notícias

Secretário de Defesa Social de VG passa a compor Conselho Nacional de Secretários Municipais de Segurança Pública

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

2024 word3

–>

O secretário municipal de Defesa Social, Alessandro Ferreira da Silva, irá compor o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Segurança Pública. Ele está participando do 4º Encontro Nacional de Segurança Pública e Gestores da Área, que ocorre em Angra dos Reis (RJ), desde quarta-feira (23) até esta sexta-feira (25), onde foi formada a composição do órgão deliberativo.

“Vamos trabalhar algumas pautas, como repasses de recursos da União, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública para o fundo municipal, que está em fase de criação. Hoje, os municípios bancam boa parte das ações e não recebem esse recurso por falta de uma legislação federal que regulamente essa transferência de recursos fundo a fundo. Então essa é uma das nossas pautas, bem como a isenção tributária para aquisição de munição e armas de fogo, entre outras”, afirma Ferreira.

O secretário tem larga experiência na área de Segurança Pública, tendo servido o Brasileiro e feito carreira de mais de duas écadas na Polícia Militar de Mato Grosso, exercendo funções de comando e subcomando em unidades da capital e interior. O da reserva da PMMT possui qualificações em Análise de Crimes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Estudos de Política e Estratégias de Segurança Pública pela Escola Superior de Guerra do Exército e Gestão Estratégica em Gerenciamento de Crises, entre outros.   

O prefeito Baracat parabenizou o secretário pela representatividade que tem alcançado para Várzea Grande a nível nacional. “Apoiamos a ida do coronel Alessandro Ferreira para o Encontro de Secretários Municipais de Segurança Pública para buscar ideias novas, aumentar nossa rede de contatos e termos uma visão geral das práticas e estratégias adotadas por outras instituições para que possamos melhorar também a nossa atuação, por meio da Guarda Municipal. Mas, felizmente, o resultado foi acima do esperado, com o secretário voltando como membro do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Segurança Pública, o que é muito benéfico pois coloca Várzea Grande em destaque nacional, possibilitando avançar ainda mais na segurança do nosso município”, disse.

 

 Encontro Nacional de Segurança Pública e Gestores da Área

 

Esta é a primeira vez que Várzea Grande é representada no Encontro Nacional de Segurança Pública e Gestores da Área, que está em sua quarta edição, por meio do secretário municipal de Defesa Social, Alessandro Ferreira. O evento ocorre em Angra dos Reis (RJ), entre os dias 23 e 25, com o tema “O desafio de ampliar a cultura de segurança pública no cenário atual”, com a presença de secretários, adjuntos, comandantes, gestores da área, que participaram de palestras, debates, apresentações de projetos e workshops.

“O encontro visa alinhar as políticas públicas dos municípios, trocas de experiências. Conhecemos casos interessantes, como de Pelotas (RS), Contagem (MG), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Canaã dos Carajás (PA), que falou sobre o trânsito. São muitas ideias! Cada município tem sua realidade, mas, vimos que muitos dos exemplos nós já executamos em Várzea Grande, como a integração das Forças, que já realizamos há muito tempo. Vimos que em João Pessoa tem o teatro de fantoche e nós temos o Arte de Proteger. Fortaleza tem mediação de conflitos e nós podemos pensar em criar. Pelotas criou uma medalha para os guardas municipais que se aposentam e quero levar pra Várzea Grande”, elencou o secretário Alessandro Ferreira.

Do estado de Mato Grosso, apenas Várzea Grande e Sorriso enviaram representantes para o Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública, o que, de acordo com o gestor municipal, coloca o trabalho realizado Município no cenário nacional. “No âmbito da segurança pública, o Brasil não conhecia Várzea Grande e nós temos Guarda Municipal há 22 anos. Então é importante mostrar que Várzea Grande trabalha a segurança pública de forma séria”, afirma.

Fonte: Secom-VG

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.