O objetivo geral da mostra foi proporcionar como atividade de culminância da Supervisão Técnica em Gestão Estadual do SUAS um espaço de diálogo, divulgação e discussão de práticas profissionais desenvolvidas no âmbito da Gestão Estadual da Assistência Social de Mato Grosso, a partir da Supervisão Técnica ofertada entre os meses de maio de 2022 a março de 2023.
Segundo a secretária interina da Setasc, Grasielle Bugalho, esse exercício de capacitação possibilita uma construção crítica e criativa de novas alternativas de intervenção aos trabalhadores do SUAS.
“Eu gostaria de parabenizar a secretária adjunta de Assistência Social pela busca de conhecimento. Parabéns a cada um de vocês que dedicaram tempo, seja o do trabalho e também do convívio familiar. Os resultados obtidos e que foram expostos são sensacionais, cada um trazendo um olhar diferenciado e de inovação. Parabéns a todos os envolvidos, em especial a secretária Leicy, que esteve à frente deste trabalho”, declarou Bugalho.
De acordo com a secretária adjunta de Assistência Social, Leicy Vitório, essa primeira mostra é o resultado da capacitação dos servidores da Saas tem como objetivo demonstrar todo o trabalho desenvolvido, especialmente a partir da supervisão técnica, embasadas nas experiências profissionais.
“Os trabalhos expostos aqui demonstram todo o comprometimento e envolvimento de todos os trabalhadores da gestão estadual, em relação à Política de Assistência Social. Além do comprometimento da gestão com a qualificação e profissionalização dos seus trabalhadores e qualificação dos serviços porque nós temos uma equipe capacitada, qualificada, refletindo nas capacitações e diversas outras ações da secretaria para os municípios e seus trabalhadores. O objetivo é qualificar cada vez mais e aperfeiçoar os nossos processos de trabalho”, afirmou.
A presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Mato Grosso (COEGEMAS-MT), Jucélia Ferro, parabenizou a iniciativa do Governo de Mato Grosso em capacitar os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), pois é a população que se beneficiar dos serviços prestados.
“Os resultados dessa capacitação irão facilitar e melhorar os atendimentos aos municípios. A Setasc está desenvolvendo um excelente trabalho, uma excelente integração para todos os municípios. Isso vai fortalecer ainda mais com o conhecimento, para que a gente possa entregar o melhor serviço lá na ponta àqueles que precisam da assistência social, já que nós vivemos momentos desafiadores em todo o estado e a nível nacional”, disse.
Durante um ano, Claudia Giongo e Maria Júlia Andrade foram as supervisoras da equipe no processo de capacitação. Para Claudia estar na supervisão técnica foi revelador, pela potência que o espaço de capacitação proporciona.
“Isso é fantástico porque quando uma gestão de dispõe a fazer o exercício de olhar para si, entender as suas demandas, fortalezas e fragilidades, é investir em um processo de qualificação que passa por uma perspectiva teórica, metodológica e ética. Eu saio daqui completamente satisfeita e com uma celebração interna por ter conhecido pessoas tão envolvidas no trabalho que desenvolvem. O Estado de Mato Grosso está de parabéns pela trajetória da sua gestão”, finalizou.
A mostra foi iniciada após a apresentação cultural do Grupo de Flautas da Associação Madre Tereza de Calcutá (CENPHRE), uma organização da sociedade civil beneficiada pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2021 desenvolvido pela Setasc.
A programação contou com a participação de Márcia Helena Carvalho Lopes, Assistente Social e ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Marcilio Marquesini Ferrari, da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Além da participação da Comissão Técnica da Mostra e membros do Núcleo Estadual de Educação Permanente do SUAS, Junio de Souza Alves, Tassiely Karine Passos e Vanessa Brunetto Magri.
Dentre os trabalhos apresentados na mostra foram: O SUAS em Mato Grosso, Identidade Profissional e Relações Interpessoais; Identidade Profissional do trabalhador do SUAS; Comunicação Não Violenta – CNV como ferramenta de mediação para o apoio técnico; A importância do Mapeamento de Processos do Fluxo de Atividades da Secretaria Técnica da CIB/SUAS.
Fonte: mt.gov.br