Sophia @princesinhamt
Notícias

Secretaria de Educação promoverá mostras do programa União Faz a Vida para fortalecer o aprendizado dos alunos

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um dos momentos mais aguardados da educação ao longo do ano está para acontecer nas próximas semanas. É um fechamento com “chave de ouro”, pois trata-se da finalização da edição 2023 de um que envolve – e como envolve! – todos os atores do cotidiano escolar.

Estamos falando de mais uma edição do programa “A União Faz a Vida”, principal iniciativa na área de educação do Sicredi, realizado com a comunidade escolar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.

Os números apresentados pela instituição falam por si: são mais de 4.2 milhões de crianças impactadas no país, mais de 200 mil educadores envolvidos e mais de 3.900 escolas participantes em mais de 650 municípios de 15 Estados da . E Castanheira está neste mapa. “Um privilégio!”, dizem os envolvidos.

As exposições de trabalhos, com reproduções, em miniatura, de cenários da comunidade local, feitas anualmente, na verdade é o resultado final de um trabalho que envolve planejamento, treinamento, assessoramento e avaliação, de parte dos profissionais da educação e várias ações envolvendo a comunidade escolar, uma delas antecedendo a montagem dos cenários, as expedições, quando os alunos se deslocam para os locais definidos a cada edição, para conhecerem a realidade.

Em Castanheira, a responsável pela coordenação de todas as etapas é a professora Claudiné Cardoso, que faz uma leitura otimista do projeto, por todos os valores envolvidos, especialmente aqueles que fortalecem o trabalho em equipe e a cidadania. Em outra ponta, Tereza Bruscagim, representando o Sicredi, destaca a relevância da educação cooperativa na vida daqueles que estarão a frente dos processos que movem a comunidade no amanhã.

Nesta semana tem início o das mostras pedagógicas do programa em 2023, que atraem centenas de pessoas. A primeira, acontece na próxima quinta-feira, 26, das 15h15 às 17h00 na Escola Presbiteriana. Na próxima terça feira, 31, agenda será cumprida na Escola Rural Municipal Dom Pedro I, no 3º , Vale do Seringal.

Segundo Claudineia as mostras se encerram no mês de novembro, obedecendo o seguinte roteiro: dia 1º de novembro, na Creche Municipal Pequeno Príncipe, das 08h às 09h30 e na Escola Municipal Castanheira, nos dois períodos; dia 16, na Escola Municipal Rural José de Alencar, no 4º Assentamento, das 13h às 16h30 e no dia 24 na Escola Jorge Amado, no Novo Horizonte, no período da tarde.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.