A Prefeitura de Pedra Preta, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou em 2023 a implantação do programa Educação e Família, do Ministérios da Educação. O trabalho tem como finalidade fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida, com foco no processo de reflexão sobre o que cada aluno quer ser no futuro e no planejamento de ações para construir esse horizonte.
No município de Pedra Preta a três unidades de educação básica que estão inseridas no programa são elas: Escola Municipal Ari Griesang, Escola Municipal São Sebastião e Escola Municipal Dulce Meiry Silva Sabini.
Cada centro de educação, citado, recebe uma quantia anual do governo federal de R$ 2.500,00 para desenvolver propostas de integração entre escola, alunos e família.
Na Ari Griesang, o pátio foi transformado num grande salão de jogos. Tudo foi ilustrado no chão, em tamanho real onde os alunos podem brincar, interagir com os colegas nos horários vagos e os professores podem utilizar como material pedagógico para enriquecer as aulas.
Já no São Sebastião acontecem palestras e oficinas com os seguintes temas: Aprendizagem em conexão; o ontem e o hoje educacional; a importância de brincar e aprender e oficinas de jogos.
O cronograma da Dulce Meiry é dividido em palestras com as famílias e realização de oficinas e noite cultural.
O Educação e Família tem orientação da técnica do Plano de Ações Articuladas (PAR), Lucy Teixeira e participação direta das diretoras Isabel, Maria da Cruz e Lúcia. A formação é realizada pela Secretaria Municipal de Educação.
Mesmo com pouco tempo de funcionamento, os resultados já são bem visíveis. “Melhora e muito o ambiente escolar. Os estudantes ficam mais integrados e comprometidos com o aprendizado e também com a escola. Os pais passaram a participar com mais frequência do dia a dia nas unidades. É com certeza uma iniciativa que veio para ficar”, conta a professora Estella Barbosa Dias.
Para o secretário municipal de Educação, Vilmar Gregório, a Educação e Família preenche uma lacuna provocada pela pandemia. “É um trabalho extremamente inclusivo, que vem de encontro aos interesses da Secretaria Municipal de Educação e da prefeita Iraci Souza. A pandemia afastou escola, alunos e comunidade por mais de dois anos. Precisamos recuperar esses laços e fortalecer o ensino. Essa iniciativa é mais uma ferramenta que estamos utilizando para refazer no ambiente escolar e com a união de todos vamos conseguir”, destaca.
Fonte: Assessoria da Prefeitura