Sophia @princesinhamt
Notícias

Seca no Ribeirão do Nortão de MT: 1 mês de racionamento na cidade

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Ari Miranda

Única News

O , afluente responsável pelo abastecimento da cidade de Alta Floresta (790 Km de Cuiabá) secou de vez devido ao longo período de estiagem deste ano e os moradores da cidade, situada no extremo norte de MT, enfrentam érias com a falta d’água há quase uma semana.

Conforme boletim divulgado pela Águas Alta Floresta, concessionária responsável pela distribuição hídrica na cidade, o nível do afluente baixou 102 centímetros em apenas um mês, ficando com uma profundidade de apenas 28 centímetros.

Diante da crise, a concessionária teve que montar um esquema de urgência para evitar o desabastecimento residencial, montando um cronograma de racionamento, que segundo os moradores não tem sido cumprido.

Com a seca do ribeirão Taxidermista, na última terça-feira (8) a Águas Alta Floresta divulgou um novo esquema de racionamento de água tratada. Contudo na quarta (9) moradores do município estiveram na Câmara Municipal para requerer uma solução junto ao poder público.

ESTIAGEM SEVERA

Nos rios Teles Pires e Apiacás, na região de Alta Floresta, o volume de água chegou a níveis baixíssimos em meados de agosto. Em alguns trechos, o rio criou os chamados vaus, trechos em que é possível atravessar de uma margem à outra a pé.

Devido à seca extrema, a balsa que opera no Rio São Manuel, entre as cidades de Carlinda e Novo a aproximadamente 770 quilômetros da Capital, precisou suspender o transporte de veículos de Carga, pois estava enroscando no leito do rio, sendo permitida apenas a travessia de carros de passeio e outros veículos leves

Na localidade conhecida como Porto de Areia, em Alta Floresta, a balsa, que apesar de ter um bom nível de profundidade, teve que alterar seu percurso para desviar das pedras, que acabaram aparecendo com o nível reduzido de água no rio.

Reprodução/Internet

CHUVAS.jpeg

 

CHUVA SE APROXIMA

A situação pode melhorar neste final de semana na região de Alta Floresta com a possibilidade de chuvas caindo até a próxima (14).

Segundo o Instituto nacional de Meteorologia (Inmet) a crise hídrica nos rios da região Norte de MT pode começar a ter um fim na região, onde o céu deve ficar com muitas nuvens, probabilidade de chuva e trovoadas isoladas.

Em Alta Floresta e cidades da região, a mínima para esta sexta e sábado (11) e 12) é de 24 ºC e a máxima de 37 ºC, com umidade em alta, na casa dos 90%.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.