Sophia @princesinhamt
Notícias

Sargento do Corpo Musical da PM é aprovado em mestrado na Unicamp em São Paulo

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word3

O segundo sargento e trompetista do Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso, Fábio Cerqueira, foi aprovado no processo seletivo para o Mestrado em Música do Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, considerada uma das melhores instituições do país e da América Latina. O curso, a ser iniciado em fevereiro de 2023, tem a duração de 24 meses.

Segundo o militar, sua paixão pela música surgiu ainda criança, por influência dos pais, também músicos. Aos 11 anos, Cerqueira entrou para uma aula de música e aos 15 passou a tocar profissionalmente.

Com o do tempo, ele se dedicou à vida acadê, mas sem deixar de lado a veia artística, quando concluiu graduação e pós-graduação em Música nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Ainda neste tempo, conta, teve oportunidades de tocar em diversos festivais pelo país. Aos 26 anos, passou no concurso público da Polícia Militar de Mato Grosso.

“Sinto muito orgulho de minha trajetória, pois minha missão de vida se alinhou à missão institucional, mais ainda por ter me tornado o primeiro trompetista do Corpo Musical. Minha linha de pesquisa será a composição específica para trompete solo e banda musical, que tem tudo a ver com a minha integração na corporação”, ressaltou.

Fábio Cerqueira pondera que o Mestrado permitirá uma melhor performance no Corpo Musical da PMMT, considerado uma referência no país. Ele ainda reforça que, para qualquer unidade especializada da Polícia Militar, é sempre importante se especializar e se qualificar.

“Em todas as unidades da PM, é necessário qualificação constante e periódica e no Corpo musical não é diferente. Além do ganho pessoal, a formação agregará valor na performance da banda, onde podemos ampliar, fortalecer e experimentar novos métodos. O Corpo Musical da PM se tornou referência no país pela condução, profissionalismo e maestria nas apresentações”, frisou.

Histórico

O Corpo Musical da PM completou 130 anos de fundação em 2022. Em 1892, quando ainda chamada de Banda da PM, o grupo contava com 16 policiais-músicos e tinham que garantir apenas a marcialidade dos eventos promovidos pela Polícia Militar e oferecer entretenimento às praças aquarteladas.

Em 2007, a banda se tornou Corpo Musical, ampliando as possibilidades de formações musicais, com maior número de integrantes e repertório musical mais amplo, com a criação da Orquestra Popular Homens do Mato e do Núcleo de Choro.

Em 2016, passou a ser considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Mato Grosso. O do Corpo Musical, antes restrito às solenidades militares e eventos oficiais, ao longo do tempo se apresentou em entidades não filantrópicas, hospitais, escolas, bairros, desfiles cívicos e ações sociais, entre outras participações.

2024 word3

Fonte: GOV MT

2024 word3

Ao receber o diploma do Tribunal Regional Eleitoral para uma nova gestão no comando do Estado de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes afirmou que sua meta é entregar um segundo mandato melhor que o primeiro, “pois pegaremos um estado muito melhor do que encontramos em 2019”.

A diplomação pela Justiça Eleitoral ocorreu na noite desta quinta-feira (15.12), na Assembleia Legislativa. Além do governador, foi diplomado o vice Otaviano Pivetta e os eleitos como senador, suplentes de senador, deputados federais e estaduais por Mato Grosso.

“Vamos trabalhar com a mesma lealdade, a mesma determinação, e a mesma coragem que marcou esse primeiro mandato. Iremos receber um estado muito melhor do que nós pegamos em janeiro de 2019, e isso aumenta a nossa responsabilidade. Teremos que entregar muito mais resultados, e para isso vamos precisar de foco e harmonia entre os Poderes”, afirmou ele, que estava acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes e dos filhos Luis Mendes e Maria Luiza.

Mauro Mendes agradeceu a expressiva votação recebida nas eleições deste ano e lembrou do trabalho realizado nesta gestão para que Mato Grosso deixasse de ser um estado praticamente quebrado para o que mais investe em obras e ações em favor do cidadão.

“Pegamos um estado que se desequilibrou, um estado que não honrava seus compromissos. Então foi um grande desafio não sobre mim apenas, mas sobre todos nós. Quero aqui agradecer a Assembleia Legislativa que aprovou os projetos que encaminhamos, para reconstruir essa história recente de Mato Grosso”, citou.

O governador diplomado ressaltou a importância de ter reequilibrado as finanças do Estado, medida que possibilitou a execução de políticas públicas em todas as áreas, desde os investimentos no Social, pagamentos em dia aos servidores e fornecedores, entrega de 2500 km de asfalto novo, modernização de unidades de saúde e a construção em andamento de seis grandes hospitais.

“Passamos a arrecadar corretamente os impostos, mas devolvendo esses impostos a todos nós mato-grossenses em forma de obras e ações. Muito obrigado a todos aqueles que confiaram em nós o seu voto. Agradeço a esses 1 milhão e 114 mil mato-grossenses, que representam quase 70% da população que confiou mais uma vez nesse projeto”, disse.

Para o chefe do Executivo, a expectativa é entregar muito mais resultados positivos do que os obtidos no atual mandato.

“Fazer o que é certo nem sempre é o mais fácil, mas é o necessário para você construir resultados de médio e longo prazo. É preciso pensar fora do quadrado e ter coragem de tomar decisões disruptivas. Não vamos fazer somente o que é possível, pois isso todos podem fazer. Juntos faremos aquilo que é melhor aos mato-grossenses”, concluiu.

O senador reeleito Wellington Fagundes também destacou a eficiência conquistada pela atual gestão.

“Mato Grosso é o primeiro Estado que faz uma concessão de uma ferrovia estadual. E agora também somos os primeiros a conseguir uma concessão de rodovia federal, que é a BR 163, onde o Estado chamou pra si a solução disso. Estarei ao lado do governador, e desse grupo que será exemplo para o Brasil em todos os índices. Continuarei em sintonia com o Governo do Estado para trazer melhorias à população”, declarou.

O deputado federal eleito Fabio Garcia também pontuou que, sob Mauro Mendes, Mato Grosso se transformou em destaque nacional.

“Quero parabenizar o governador pela eleição, pelo mandato e pelas conquistas. Conseguimos ter a menor taxa de desemprego do país, o maior pacote de obras do Brasil, e criar soluções inovadoras como a ferrovia estadual e a BR-163. Esse é um trabalho conjunto que nos faz reafirmar nossa crença na boa politica”, destacou

Também participaram do evento o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e o senador eleito por São Paulo, Marcos Pontes.

Fonte: GOV MT

2024 word3

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, por meio da Superintendência de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas, promoveu esta semana o último evento do ciclo de webinários de Governança Digital e Inovação de Mato Grosso 2022, no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE).

O secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Sandro Brandão, ressalta a importância de debater a temática da transformação digital para a promoção da inovação e do desenvolvimento no governo e no Estado de Mato Grosso.

“Este ciclo de palestras com renomados nomes do ecossistema digital foi um passo importante para o propósito da Seplag em promover a cultura digital em nosso Estado. Praticamente todos os órgãos e entidades do Governo foram mobilizados. Tivemos palestrantes do próprio Governo, de outros estados, especialistas nacionais e internacionais, e com custo zero, apenas contamos com a cordialidade, gentileza e espírito colaborativo dos palestrantes”, destaca.

2024 word3

O palestrante e superintendente de Modernização da Gestão da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Thiago Avila, esteve no evento de forma remota e debateu sobre o tema “Acesso à Informação e Proteção de Dados Pessoais no Setor Público: uma Parceria Necessária”.

Com explicações sobre tecnologias, legislação aplicada aos dados públicos e formas de relacionamento entre governo e cidadãos, discutiu sobre os fatores legais e comportamentais para promover o acesso à informação em diferentes públicos, por meio da regulamentação e prestação de serviços públicos pautados em uma agenda de inovação e modernização da gestão.

Leis como a Lei de Acesso a Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foram abordadas como uma forma de proporcionar uma gestão mais transparente para o cidadão e ao mesmo tempo garantir o sigilo de informações com privacidade, o que proporciona o respeito ao princípio da finalidade pública.

O acesso à informação e o armazenamento de dados são um meio de construir um governo que atenda a todos os públicos em suas especificidades, guiados pelas preferências do usuário com base em suas informações e conhecimentos detalhados dos cidadãos. O uso destes volumes de dados são uma forma de apoiar as tomadas de decisão no setor público.

Thiago pontua que “conforme as melhores práticas internacionais, associadas ao aumento da complexidade das políticas públicas e das demandas dos cidadãos, os governos precisam ser mais efetivos no planejamento e execução de projetos e ações, bem como na entrega de serviços. Para isto, é fundamental fazer uma governança e gestão guiada por dados confiáveis e atualizados. Neste sentido, o que conhecemos como “Ciência de Dados” fortalece a gestão pública na transformação dos dados em informações, conhecimento e inteligência para subsidiar a tomada de decisão”.

Esteve presente também no evento de forma presencial o palestrante, cientista e professor de Ciências de Dados na Fatec do Senai-MT, Guilherme Campos, que falou sobre “Ciência de Dados para Políticas Públicas Baseadas em Evidências no Governo”.

Com conhecimentos técnicos da área da ciência de dados e explicações sobre conceitos como big data e cruzamentos de dados, Guilherme fez uma apresentação dedicada aos servidores que forem implementar iniciativas de tratamento e armazenamento de dados.

Com exemplos de plataformas e ferramentas disponíveis para consolidar os dados e visando atender demandas futuras, citou a coleta de dados e informações através de filtros e indicadores de modo a promover o desenvolvimento em função das áreas da administração pública. Através do uso de ferramentas corretas que devem guiar as ações, o governo pode levar ao cidadão formas efetivas de tratamento às necessidades da população, com a finalidade de resolver problemas.

2024 word3

Projetos de Transformação Digital 2022

Durante o intervalo entre as palestras, a coordenadora de Gestão de Transformação Digital e coordenadora do Comitê Técnico de Transformação Digital e Inovação de Mato Grosso, Carolina Toledo Grzybowski Tonucci, destacou o portfólio de projetos da Transformação Digital 2022 executados pela Seplag.

Referente aos projetos de transformação digital foi elaborada a agenda estratégica digital onde constará muitas iniciativas, que serão nos próximos anos desdobradas aos órgãos competentes para seu desenvolvimento. Nesse contexto o Sistema de Governança digital, criado pelo Decreto nº 951/2021 irá monitorar todas as iniciativas postas na agenda estratégica digital.

Entre os projetos estão: Peticionamento Eletrônico, Identidade Única Digital, Criação do Laboratório de Inovação, Linguagem Simples nas Plataformas Digitais, MT Cidadão 3.0, Academia de Tecnologia do Governo de MT, Domicílio Eletrônico, Plataforma de Dados e Informações Geoespaciais de MT e Centro de Tratamento e Respostas a Incidentes Cibernéticos.

Para mais informações sobre os projetos em andamento no ano de 2022 acesse o site: https://sites.google.com/seplag.mt.gov.br/governancadigitalmt

2º Webinar de Governança Digital de Mato Grosso 2022

A segunda edição do evento Governança Digital de Mato Grosso começou em agosto deste ano e realizou uma série com mais de 10 webinários de forma virtual e totalmente gratuita. Com a participação de diversos especialistas em temas de governança digital, tecnologias emergentes e ciência de dados aplicada ao serviço público, mais de 600 pessoas aderiram ao evento por meio da plataforma Google Meet ao longo dos meses.

O evento teve o objetivo trazer aos servidores um conjunto de informações para o trato com dados, conhecimentos da legislação no tema e aplicações no serviço público para melhor atender às demandas da população no desenvolvimento de políticas públicas com o viés da inovação pelo digital.

Supervisão (D`Laila Borges)

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.