A primeira cirurgia feita com um robô comandado por uma mulher aconteceu em Cuiabá. A cirurgiã oncológica, Danielly Gobbi, fez uma histerectomia – retirada total do útero, ovários e linfonodos – de uma paciente.
O procedimento durou cerca de 4 horas, e foi operando pelo Da Vinci, um robô feito da Califórnia (Estados Unidos).
Segundo a médica, a cirurgia pioneira abre oportunidades para que haja mais possibilidades minimamente invasivas de tratamento para outros tipos de cânceres, como próstata, intestino e rins.
A paciente, de 40 anos, já teve alta hospitalar após a cirurgia e seguirá sob acompanhamento médico.
O tumor localizado no endométrio – tecido que reveste internamente o útero – foi totalmente removido com o uso da nova técnica robótica.
Conforme a médica responsável, o robô dá mais segurança nos movimentos, proporcionando a transmissão de imagens em alta definição e 3D, ampliadas em até 15 vezes.
A cirurgia foi acompanhada pelo também médico Jaime Comar Filho, urologista e proctor certificado e habilitado em cirurgia robótica pela Intuitive Surgical, fabricante do robô Da Vinci.
O procedimento aconteceu em uma clínica particular da capital que é especializada no tratamento multidisciplinar do câncer.
Fonte: primeirapagina