A região Centro-Oeste do Brasil concentra 3,39 médicos por mil habitantes, média maior que a nacional que é 2,81 médicos por mil habitantes. Os dados foram divulgados pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) nesta segunda-feira (8), e faz parte da Demografia Médica.
O Brasil registra, atualmente, 575.930 médicos ativos, segundo o conselho, um número considerado semelhante à registrados no Canadá e supera países como os Estados Unidos, o Japão, a Coreia do Sul e o México.
Apesar disso, a Demografia mostrou que 51% desses médicos estão na região sudeste no país, onde também se concentra o maior número de pessoas.
A região tem a maior proporção de médicos; 3,76 por mil habitantes. Os números mostram que a maioria dos profissionais opta por se instalar nos estados do Sul e do Sudeste e nas capitais, devido às condições de trabalho.
Além disso, outra dado importante se refere ao número de escolas médicas que saltou de 78 em 1990 para 389 neste ano, fazendo com que o país ficasse atrás apenas da Índia em relação a quantidade de instituições.
Fonte: primeirapagina