Sophia @princesinhamt
Notícias

Reeducandos da Cadeia Pública de Colniza concluem cursos de operadores de trator agrícola e retroescavadeira

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

Sete reeducandos da Cadeia Pública de Colniza (1.065 km de Cuiabá) concluíram a formação de operador de trator agrícola e retroescavadeira. Com 40h/aula, o curso se encerrou no último domingo (04.12), com as aulas práticas ministradas nas dependências da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Ofertada gratuitamente, por meio de parceria entre a unidade prisional e a Prefeitura Municipal, a parte teórica ocorreu nas instalações da Cadeia. O custo dessa capacitação é de R$ 1 mil por aluno, de acordo com o diretor da Cadeia, Heitor Nogueira.

O diretor destaca a importância do acesso ao conhecimento e oferta da formação profissional à reintegração social das pessoas privadas de liberdade. “O emprego como meio de geração de renda é fundamental nesse processo e, consequentemente, no combate à reincidência criminal”, afirma. 

Além dessa turma formanda, outras sete pessoas privadas de liberdade, que cumprem sentença na mesma unidade, terão a oportunidade de frequentar esse curso em 2023. A previsão é que a formação ocorra em fevereiro.

Atualmente, a Cadeia Pública de Colniza é ocupada por 118 reeducandos oriundos do próprio município e de outros da região, entre os quais, Aripuanã, Cotriguaçu e Juruena.

2025 word3

Fonte: GOV MT

2025 word3

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) publicou na edição do Diário Oficial, que circulou nesta quarta-feira (07.12), o edital do Processo Seletivo Simplificado com 101 vagas para o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande.

Estão disponíveis vagas para médico auditor (1), médico do trabalho (1), fonoaudiólogo (5), técnico em enfermagem (68), técnico de laboratório (5), técnico de patologia (2), técnico de segurança do trabalho (2), técnico de imobilização ortopédica (2), condutor de ambulância (4), secretária executiva (1), analista de TI-sistema operacional (1), técnico de informática (2), técnico em hidráulica (1) e maqueiro (6).

Para concorrer às vagas, o candidato precisa se inscrever neste link, entre esta quarta-feira (dia 07) até às 23h59 do dia 21 de dezembro de 2022.

Para a inscrição, é necessário ter idade mínima de 18 anos e anexar diversos documentos, como cópia do documento oficial de identificação com foto e CPF; currículo profissional e documento de comprovação de experiência profissional; cópia da documentação exigida para o perfil/função pretendida; título; diploma, curso de especialização; curso de formação acadêmica/profissional; certificado de conclusão de curso; certificado de curso; documento comprobatório com validade de inscrição no Conselho de Classe competente, quando exigido, e laudo médico, quando concorrer à vaga de PcD.

A seleção do candidato será por meio de avaliação de títulos e experiência profissional – de caráter eliminatório e classificatório -, de acordo com o perfil/função e com a pontuação estabelecida no edital.

A publicação do resultado preliminar do processo seletivo está prevista para ocorrer a partir do dia 04 de janeiro de 2023, no Diário Oficial do Estado.

Outras informações podem ser acessadas no edital completo neste link ou no documento em anexo.

Fonte: GOV MT

2025 word3

A Polícia Militar de Mato Grosso, recebeu, na tarde desta quarta-feira (07.12), o prêmio da 1ª edição do Prêmio Juíza Glauciane Chaves de Melo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A PMMT venceu na categoria Instituição Pública com o Programa Interno de Atenção à Violência Contra as Mulheres (Apoio).

A comandante-geral adjunta da Polícia Militar, a coronel PM Francyanne Siqueira Chaves, destacou a importância da implementação do Programa Apoio no combate a violência doméstica.

“A PM estudou e elaborou esse projeto para poder implementar, que é voltado especificadamente para o nosso público interno. A instituição, que trabalha contra essa prática, tem que atuar também na parte interna para buscar entender o que é a violência, qual a origem e claro, dar apoio às vítimas”.

O projeto foi desenvolvido pela tenente-coronel Emirella Martins, coordenadora da Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMMT (CPCDH). Ela explica que o nome do programa foi definido em razão dos objetivos específicos do projeto: Acolher, Prevenir, Oportunizar, Implementar e Orientar. “Receber o Prêmio Juíza Glauciane Chaves de Melo nos dá a convicção de que estamos no caminho certo para a mudança social que desejamos. É o reconhecimento institucional de um órgão referência no combate à violência contra as mulheres, como o TJMT”, acrescentou. 

“Esse é um trabalho árduo, que sempre colhemos frutos. Nos preocupamos muito com a escalada crescente da violência contra às mulheres e, dentro desse cenário devastador, nós decidimos deflagrar várias campanhas com órgãos públicos e sociedade civil e tivemos um sucesso muito grande com essa campanha. Ainda há muito para ser trabalhado e resolvido”, afirmou a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Póvoas.

Além da coronel Francyanne e a tenente-coronel Emirella, foram agraciados, também, o coronel Alvarenga, tenente-coronel Luiz Mário e a sargento Miriã.

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.