Com apoio do Sebrae/MT e da Jucemat, todos os municípios do Estado são integrados à Redesim
Sistema permite desburocratização e facilita abertura e legalização de empresas em todo o Brasil
06/09/2023 às 17:26
Com o trabalho do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT) por meio da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), o estado alcançou a importante marca de ter todos os 141 municípios integrados à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
A Redesim estabelece as diretrizes e os procedimentos para simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de empresários e de pessoas jurídicas para diminuir o tempo e o custo para o registro e a legalização das empresas.
“O trabalho realizado marca um momento de transformação e inovação nos processos, onde os municípios passam a ser protagonistas no fomento do empreendedorismo e na atração de mais negócios, empregos e renda, a partir do redesenho de processos e adoção de tecnologias que permitem o acesso a informações estratégicas, a redução da burocracia e de etapas desnecessárias e, principalmente, o tempo na abertura e alteração de empresas”, explica o consultor do Sebrae/MT, Mayquel Rohde.
Para o consultor, ter os 141 municípios de Mato Grosso integrados à Redesim significa um avanço pela competitividade e desenvolvimento territorial com o uso da tecnologia. “Precisamos, cada vez mais utilizar a tecnologia a nosso favor para melhorar os processos, tornando-o mais céleres, e potencializar novos empreendimentos”, afirma.
Parceria de sucesso
O gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/MT, Sandro Rossi de Carvalho, afirma que a parceria entre as instituições foi fundamental para que 100% dos municípios de Mato Grosso integrassem a rede. “O Sebrae/MT tem atuado nessa ativação desde o início e o processo começou desde a digitalização da Junta Comercial e posteriormente com as parcerias e conseguimos nos últimos cinco anos integrar todos os municípios”, falou.
O gerente explica que essa integração auxilia as micro e pequenas empresas de forma estratégica, porque diminui o tempo para verificação dos processos e diminui os custos porque elimina algumas etapas burocráticas, o que a torna mais simples e acessível.
“Se uma pessoa quisesse abrir uma empresa em Colniza, por exemplo, ela precisava enviar os documentos para Cuiabá e tudo isso tinha um custo. Com essa digitalização e com esse processo de integração, o processo de abertura fica mais rápido, bem como qualquer alteração ou fechamento da empresa e tira o custo o que se torna ainda mais positivo e eficaz para o micro e pequeno empresário. Esse ganho é muito significativo”, ressalta.
O presidente da Jucemat, Manoel Lourenço, comenta sobre o trabalho em conjunto entre as instituições pelo desenvolvimento dos negócios de Mato Grosso.
“A Junta Comercial só conseguiu este resultado, graças à esta parceria com o Sebrae/MT, que foi muito importante para fazer o primeiro contato e orientação aos municípios e, posteriormente, a Jucemat foi até o município com tudo preparado para auxiliar na inserção de cada prefeitura à Redesim. Somos gratos por essa parceria e por esse resultado de 141 municípios atingidos”, ressalta.
Fonte: Sebrae