A rede socioassistencial do município de Gaúcha do Norte participou de uma formação continuada realizada por Lauro Trindade da empresa Pensando Fora da Caixa. Foram três dias de capacitação com debates sobre os direitos da criança e do adolescente e que agregaram muito conhecimento e troca de experiências.
A formação em Gaúcha do Norte aconteceu no Centro dos Idosos e se tornou realidade após a primeira-dama e secretária de assistência social, Neusa Petrekic, assistir uma palestra em Cuiabá destinada aos conselheiros e gestores. “Achei o palestrante bem dinâmico nas falas, e como não conseguiríamos levar todas as pessoas da rede para participar de uma capacitação em Cuiabá, optei por trazer ele aqui para que todos pudessem participar, profissionais da educação, saúde, assistência social, Conselho Tutelar”, disse.
O abuso e a violência foram amplamente debatidos durante a formação. “O Lauro trouxe bem explicado a questão da rede, como funciona, para quem direcionar os ofícios, e nossos profissionais começaram a entender um pouco mais do serviço, vão conseguir ter uma orientação melhor de como esse fluxo corre dentro das secretarias e isso tudo vai agregar muito. Esse é um serviço bem complicado, trabalhar com criança e adolescente, questões de abuso, questões de violência, precisamos entrar na família e para isso precisamos ter toda uma estrutura e se os profissionais da rede estão capacitados para acolher essa criança ou a família que esteja passando por aquela situação, acredito que nosso trabalho vai ser muito melhor”, completou a secretária.
“Entendo que sempre é de suma importância quando um gestor se condiciona em trazer uma capacitação como esta, como a gente tem debatido aqui, entender fluxos de atendimento, entender algumas coisas que precisam ser ajustadas e reajustadas para que toda rede protetiva converse de forma uniforme, porque a criança e o adolescente não são pertencentes a apenas uma política como a política da educação ou da saúde, ela é do município. E aqui eles compreendem de que quanto mais informação a gente tem e a gente tiver, a gente consegue ofertar o serviço bem melhor de forma diária, porque violação de direito não acontece de vez em quando, acontece todo dia”, disse Lauro Trindade.
“O município já tem um bom fluxo, e as pessoas aqui presentes já estão predispostas a trabalhar aquilo que já é bom e pode melhorar. Para a infância e a adolescência é um ganho grande porque a partir da perspectiva que a gente traz aqui, os profissionais da rede passam a criar outras políticas públicas que vêm abraçar a demanda que talvez a gente não tenha percebido antes, eles começam a se juntar muito mais pra criar esse fluxo para que a criança e o adolescentes não seja atendida de forma separada, mas sim pelas políticas públicas que estejam ligadas uma a outra, ou seja, quem ganha com isso tudo é a criança e o adolescente do município”, acrescentou o palestrante.
Sobre a capacitação desenvolvida em Gaúcha do Norte, o palestrante pontuou, “as pessoas da rede protetiva que estiveram aqui capacitação são muito participativas, muito curiosas que isso é importante, e contraditórias que isso é bom pra gente elencar as informações e a gente ter um senso crítico e informar de fato qual é o caminho. É uma equipe muito boa, onde raras e poucas vezes eu consigo encontrar. Só tenho a agradecer, fui muito bem recebido pela Neusa enquanto secretária e toda equipe da rede, agradeço ao prefeito também”, finalizou Lauro Trindade.
Fonte: Assessoria da Prefeitura